Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Seia recebe voluntários jovens para ações de vigilância e limpeza da floresta


Quinta, 13 de Junho de 2024

O concelho de Seia, no distrito da Guarda, vai receber de 15 de julho a 02 de agosto um grupo de 25 voluntários para realizar ações de vigilância, limpeza e manutenção florestal.
A iniciativa decorre no âmbito do Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2024, que é direcionado a jovens com idades compreendidas entre os 14 e os 24 anos, salienta a Câmara Municipal de Seia numa informação enviada à agência Lusa.
Os voluntários vão participar em atividades de vigilância a pé ou em bicicleta em áreas definidas, ações de limpeza e manutenção nas margens do rio Seia e de controlo de invasoras lenhosas na Mata do Desterro.
O Programa de Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas define a realização de atividades em cinco horas diárias, que podem ocorrer todos os dias da semana, entre as 09:00 e as 14:00.
A Câmara de Seia refere que aos participantes será atribuída uma bolsa diária no valor de 13 euros, o equipamento de trabalho e um seguro de acidentes pessoais.
As inscrições decorrem até cinco dias antes do início da ação na plataforma ou durante o projeto, caso existam vagas, no portal do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ).
O programa a desenvolver em Seia resulta de uma candidatura apresentada pela autarquia ao IPDJ.
O Programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas visa promover práticas de voluntariado juvenil no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas, através da sensibilização das populações em geral.
O projeto incluiu ações de prevenção contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, a monitorização e recuperação de territórios afetados.


Suplementos