Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Viagem piloto às Estações Náuticas da Ria de Aveiro


Quinta, 23 de Maio de 2024

O projeto europeu “We MED NaTOUR” do Agrupamento de Escolas de Pardilhó foi o feliz contemplado para proporcionar a 17 alunos, entre os 11 e os 13 anos, da Escola Básica do Concelho, uma viagem às seis Estações Náuticas da Ria de Aveiro (Estarreja, Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo e Vagos).
O roteiro está divido em dois dias, hoje e amanhã, possibilitando diversas oportunidades aos alunos, entre as quais visitas de descoberta dos valores culturais e naturais do território, atividades de conservação da natureza; comportamentos de turista responsável, serviços de empresas parceiras das EN; opções sustentáveis, sempre que possível (alimentação, transporte). A juntar a estas iniciativas, estará a observação de fauna e flora no BioRia; descoberta do património azulejar de Ovar; pintura de proas de moliceiro na Torreira, “surfskate” em São Jacinto no Centro de Alto Rendimento; viagem no “ferryboat” Salicórnia até Aveiro; subida ao Farol da Barra; jogar “há piratas em Vagos” no Museu do Brincar; passeio de barco eletro-solar visitando plantações de salicórnia, cultura de ostras, entre outras visitas.

Programação de hoje
A BioRia é o primeiro local a ser visitado, pelas 9.30 horas, com a duração de uma hora. A visita está inserida na temática da aula quatro- vida selvagem e conservação. Será dado a conhecer o património natural da região, bem como a importância e função dos seus ecossistemas naturais. Depois de terminada a visita, às 11 horas, segue-se com a participação no jogo “Vai passear”, dedicado à descoberta do património azulejar de Ovar, Cidade-Museu Vivo do Azulejo. Esta tem a duração de cerca de uma hora e termina com os alunos a pintarem azulejo. A atividade está albergada à temática da aula um – Introdução ao Turismo – Diferentes tipos de turismo – Turismo cultural. No período da tarde, já depois da hora do almoço, o destino é a Murtosa, nomeadamente, o Museu Estaleiro da Praia do Monte Branco. Neste espaço, os participantes vão usufruir de experiências e pintura e ficar a conhecer a importância da construção naval tradicional, em particular no norte da Ria, que alimentava a imensa e diversa frota de embarcações, que cruzavam a ria de Aveiro. A visita está incluída no mote da aula cinco – Turismo sustentável. Às 16.30 horas, no Centro de Alto Rendimento de “Surf” de São Jacinto, os 17 anos vão participar na atividade de “Surfskate”, informados das questões de segurança e do contributo que esta tem na educação ambiental e sustentabilidade costeira. Dependente de um meio natural, a atividade está inserida na aula quatro – vida selvagem e conservação. Dão por terminadas as atividades com um jantar no Restaurante “Os Santos”, em São Jacinto.

Programação de amanhã
O dia inicia-se às 9.30 horas com uma viagem de “ferryboat” “Salicórnia” para o Forte da Barra. Após a chegada ao destino, pelas 9.45 horas, os alunos terão a oportunidade de fazer uma visita guiado e subida ao Farol da Barra com os faroleiros, durante cerca de uma hora. Aqui, irão compreender a geoestratégica das questões associadas à barra da Ria de Aveiro como a navegação, comércio marítimo, praias, erosão costeira e ocupação do espaço.
Às 11.15 horas a partida será em direção a Vagos com o objetivo de participarem na atividade “Há Piratas em Vagos” no Museu do Brincar, durante 45 minutos.
À tarde, pelas 14.30 horas, os 17 alunos farão um passeio de barco eletro-solar pelo Salgado da Ria, para uma visita guiada com a Horta da Ria às plantações de salicórnia e tanques das ostras. A juntar a esta visita, estão as viagens ao Ecomuseu da Troncalhada e à embarcação Gaivinha. À semelhança de algumas viagens, esta insere-se na aula cinco – turismo sustentável.
A chegada ao local de partida, à escola de Pardilhó está prevista para as 18 horas.


Suplementos