Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Fórum de Cidadania de Aveiro realiza-se sábado


Quinta, 23 de Maio de 2024

Está de regresso o Fórum de Cidadania de Aveiro, que visa dinamizar ações disseminadoras e de alerta de consciências para as temáticas da pobreza e da exclusão social.
No próximo sábado, entre as 15 e as 17.30 horas, a Biblioteca Municipal de Aveiro, no Edifício ATLAS Fernando Távora, recebe a segunda conferência anual “Desafios Globais, Soluções Locais”.
O debate vai centrar-se no papel de aprender, desaprender e reeducar, como forma de desenvolver a sociedade moderna, através do poder da educação como elevador social. Em cima da mesa, também vão estar as principais metodologias para saber educar e ensinar de forma mais eficaz. Júlio Pedrosa, professor universitário jubilado e ex-ministro da Educação, e Gisela Oliveira, representante do Serviço Educativo do Pavilhão do Conhecimento, Ciência Viva, em Lisboa, serão os principais conferencistas do fórum.
Os Fóruns de Cidadania estão presentes em vários pontos do país, sobretudo, com base na sociedade civil, enquanto estruturas não vinculadas juridicamente à EAPN (“European Anti Poverty Network” - Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal. Têm como finalidade prestar apoio à organização, nomeadamente, no que respeita aos objetivos de influência, “lobbying” e “opinion maker”, em virtude das políticas sociais e do combate à pobreza e exclusão social.
A EAPN está representada em 31 países, incluindo Portugal. Trata-se de uma Associação de Solidariedade Social, de cariz nacional, com o estatuto de Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), denominação atribuída em 1995. Sediada no Porto, a ação da EAPN Portugal estende-se a todo o país através de 18 Núcleos Distritais e um Núcleo na Região Autónoma da Madeira.
Em Aveiro, o Fórum de Cidadania é composto por Raquel Castro Madureira, professora universitária e ex-vereadora; Manuel Coimbra, professor universitário; Elisabete Rita, diretora da AIDA; João Maia Marques, presidente da direção da IPSS Florinhas do Vouga e presidente da mesa da assembleia-geral da União Distrital das IPSS de Aveiro; Manuel Assunção, professor Universitário e Ex-Reitor da Universidade de Aveiro; Regina Bastos, Deputada Assembleia da República, ex-secretária de Estado da Saúde e ex-deputada à Assembleia da República; Belmiro Torres Couto, engenheiro e professor universitário; Paula Urbano Antunes, subdelegada regional do IEFP; Armando França, advogado e ex-presidente Câmara Municipal de Ovar; Beatriz Reis, Professora e ex-presidente da CPCJ de Aveiro; Paulo Costa, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Ílhavo; e Margarida França, administradora hospitalar.


Suplementos