Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Presidente da Fundação CESDA nega maus tratos em lar de Aveiro


Quarta, 22 de Maio de 2024

O presidente da Fundação CESDA negou hoje no tribunal de Aveiro as acusações de maus tratos a uma utente de um lar gerido pela instituição pertencente à igreja metodista, devido a uma alegada falta de funcionários.
No início do julgamento, Eduardo Conde, que responde por um crime de maus tratos, em conjunto com a Fundação, afirmou que a Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) "tinha mais funcionários do que aqueles que eram exigidos por lei".
“A lei estipula que tínhamos de ter 12 ajudantes de ação direta, mas com esse numero nós não conseguimos trabalhar”, disse o arguido, acrescentando que em média havia sempre 15 ajudantes de ação direta para prestar os cuidados aos 45 utentes da instituição.
Para além deste número, Eduardo Conde, pastor da igreja metodista reformado, referiu que havia ainda um grupo de funcionários afetos à resposta social de SAD (Serviço de apoio domiciliário) que também ajudavam na ERPI.
“Não nego que os funcionários sempre se queixam que o pessoal é pouco. O que é fundamental reiterar é que o conselho de administração tinha fixado um mínimo de 15 ajudantes de ação direta que sempre estiveram salvaguardados neste período”, vincou.


Suplementos