Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospital de Castelo Branco obtém certificação de nível “bom” da DGS


Segunda, 13 de Maio de 2024

O Hospital Amato Lusitano (HAL), em Castelo Branco, obteve a certificação de nível “bom”, de acordo com o modelo de Acreditação da Agência de Qualidade Sanitária da Andaluzia (ACSA), adotado pela Direção Geral da Saúde (DGS).
“Esta certificação e distinção foram, por um lado, uma clara aposta do Conselho de Administração da ULS [Unidade Local de Saúde] de Castelo Branco, mas, sobretudo, o reconhecimento, a dedicação e o envolvimento de todos na melhoria contínua dos cuidados de saúde”, referiu o Conselho de Administração da ULS de Castelo Branco, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.
O HAL da ULS de Castelo Branco, EPE obteve uma certificação nível “bom” para todo o hospital, de acordo com o modelo ACSA, acreditada pela International Society for Quality in Health Care (ISQua Accredited Organisation), modelo adotado pela DGS.
Este processo de certificação é conduzido pelo Departamento da Qualidade na Saúde (DQS) da DGS, tendo como referência a Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde e os procedimentos documentados em vigor no Departamento da Qualidade na Saúde.
Segundo a ULS de Castelo Branco, esta certificação “representa um marco significativo no compromisso e responsabilidade dos profissionais em proporcionar cuidados de saúde num ambiente seguro para os nossos utentes, familiares e profissionais de saúde”.
A adoção de um modelo nacional de certificação de unidades de saúde tem como objetivo favorecer e impulsionar a melhoria contínua dos cuidados de saúde prestados ao cidadão no Serviço Nacional de Saúde (SNS) na vertente clínica, de relacionamento com o cidadão, organizacional, processual, de desenvolvimento profissional e da formação contínua.
O objetivo passa por alcançar, de forma consistente e sustentável, a excelência organizacional e colocá-la ao serviço do cidadão.
A ULS de Castelo Branco, após sete serviços acreditados pela DGS, comprometeu-se em 2022 a uma candidatura voluntária, com o objetivo de obter a certificação global do hospital, pelo Modelo ACSA aprovado pelo Ministério da Saúde.


Suplementos