Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Trânsito aberto entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas


Sexta, 10 de Maio de 2024

A Câmara Municipal de Aveiro informou que «está aberto ao trânsito a Rua do Sal, nos dois sentidos, entre a Rotunda das Pirâmides e a Pontes das Eclusas, sendo também possível aos peões utilizarem, de forma segura, o corredor pedonal construído no âmbito da obra, junto ao Canal das Pirâmides».
Esta decisão permite aos automobilistas utilizarem o trajeto via Ponte de São João ou Canal de São Roque - Ponte das Eclusas - Rotunda das Pirâmides, para saírem do Bairro da Beira Mar.
A obra de qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas «prossegue de acordo com o previsto», com o seguimento dos trabalhos para alargamento do perfil da rodovia e compatibilização do traçado com a obra de requalificação e relocalização do limite nascente do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, que também se encontra em curso.
«Aos utilizadores já é possível observar os benefícios do alargamento do perfil viário, que, em boa medida, vai permitir a ligação segura à nova rotunda a poente do viaduto sob a A25, fundamental na organização dos acessos à cidade, à autoestrada e aos diferentes polos de interesse circundantes», salientou a autarquia, em nota de imprensa.
Considerou que «esta empreitada é fundamental para a sustentabilidade do acesso rodoviário ao Rossio e ao Bairro da Beira Mar, que vai acontecer maioritariamente pela Ponte da Eclusa e pela Ponte de São João», com nota de que «este canal viário também vai ser fundamental para a gestão dos acessos aos terrenos da Antiga Lota de Aveiro».
Referenciou um investimento municipal de cerca de dois milhões de euros, dos quais 1.846.520 euros correspondem à qualificação urbana entre a Rotunda das Pirâmides e a Ponte das Eclusas, em execução pela “Civibérica - Obras Civis, S.A”., enquanto a empresa “TOSCCA - Equipamentos em Madeira, Lda.” tem a seu cargo a obra de relocalização do Ecomuseu da Marinha da Troncalhada, pelo valor de 156.979,62 euros.


Suplementos