Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Dia Nacional do Azulejo assinalado nas ruas da cidade de Aveiro


Raquel Valente (texto) e Ricardo Carvalhal (foto) Terça, 07 de Maio de 2024

Apontamentos caraterísticos e cores distintivas são os principais traços das ruas da “Veneza portuguesa”. Entre formas e texturas, o nosso jornal foi “À Descoberta do Azulejo de Avei­ro”, onde pôde contemplar peculiaridades em residências, estabelecimentos comerciais e exemplares da arte pública.
No dia em que se celebrou o azulejo, pelo sexto ano consecutivo, seis rotas foram apresentadas aos mais curiosos, no entanto, só foram visitados alguns locais. A partida deu-se no Museu da Cidade e deu-se ao som da voz de Patrícia Sarri­co, conservadora e restaurado­ra dos museus de Aveiro.
O primeiro ponto de paragem ocorreu na Rua João Men­donça, onde se situa a Casa da Antiga Cooperativa Agrícola. Esta «retrata uma das principais fábricas de produção de azulejo em Portugal», expressou Patrícia Sarrico. Representa também a Arte Nova, com remate em coroamento recortado e contracurvo.
Seguiu-se o mural da escada­ria da Rua Clube dos Galitos, que recria as artes da pesca e o sal caraterístico da região. Visitou-se, também, o mural da Praça da República, da autoria de Vasco Branco, uma encomenda da Câmara Municipal de Aveiro. A juntar a esta obra, ainda no mesmo espaço, encontra-se a Igreja da Misericórdia de Aveiro, «um dos raros exemplos em que as fachadas das igrejas eram revestidas em azulejo», afirmou a conservadora e restauradora.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu