Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aradas: Quinta da Pinheira passa de 288 para 320 fogos por menor interesse pelos T3


Texto de Rui Cunha e foto de Ricardo Carvalhal Terça, 07 de Maio de 2024

Os 288 apartamentos inicialmente previstos para a Quinta da Pinheira, um empreendimento de habitação a custos controlados (HCC) em Aradas, foram convertidos em 320, para responder à maior procura por fogos de tipologia T1 e T2. Aristides Alferes, diretor-executivo da empresa Encobarra, responsável pelo investimento de 70 milhões de euros, assumiu «dificuldades» em comercializar os apartamentos T3 da nova urbanização, vários dos quais foram transformados em fogos com menos quartos.
O investidor deu o exemplo do Bloco 1, o mais adiantado e cu­jas escrituras deverão ser as­si­nadas em agosto ou setembro. As 32 casas estão todas alienadas, mas os T1 «foram os pri­mei­ros a ser vendidos, seguidos dos T2». No Bloco 2, que estará concluído em agosto de 2025, faltam vender 39 T3, acrescentou.
«Hoje, as pessoas quase não querem T3», reforçou o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, durante uma visita promovida na manhã de ontem pela construtora ao andar-modelo da Quinta da Pinheira.
No total, o empreendimento porá no mercado 320 fogos a custos controlados, divididos por quatro lotes. Segundo Aristides Alferes, é o maior investimento privado de HCC em Portugal. A construção teve início em março de 2023, com uma estimativa de 44 meses de obra. O Bloco 1 está praticamente concluído e o 2, com 112 apartamentos, ficará pronto em agosto de 2025. A empresa está atualmente a iniciar as fundações do Bloco 4, ainda de­pen­dente de uma certifi­cação do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) que permite aceder a benefícios fiscais, nomeadamente o IVA reduzido de seis por cento. O Blo­co 3 será o último a avançar.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu