Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Zona do Carocho, em Aradas, ao abandono enquanto aguarda por obras


Texto de Rui Cunha e foto de Eduardo Pina Quarta, 01 de Maio de 2024

O complexo de piscinas do Carocho, em Aradas, já não abriu no verão de 2022 e está abandonado desde então, com sinais crescentes de degradação.
Este recinto público, pertencente à Câmara de Aveiro, mas há vários anos sob gestão da junta de freguesia, situa-se numa zona com outros equipamentos de usufruto comunitário, como um parque de merendas e um campo de jogos, que também já viram melhores dias.
O município, explicou o presidente da autarquia aveirense, Ribau Esteves, tem um projetista já a trabalhar num «projeto de reabilitação de toda a zona».
Não é seguro, porém, que a piscina receba obras de qualificação e reabra à população, dependendo do valor do investimento necessário.
Certo é que todo o local está agora abandonado e a deteriorar-se a olhos vistos. Equipamentos como as piscinas, o parque infantil ou o polidesportivo apresentam inúmeros sinais de degradação avançada, bem como de vandalismo, em especial no interior dos edifícios de apoio. O material elétrico foi arrancado e parte do mobiliário está destruído. A vegetação selvagem e o lixo são também abundantes.
Apesar de vedado, o complexo de piscinas não está inacessível e pode mesmo constituir perigo para quem entrar nas instalações, através do portão aberto ou de aberturas na rede. Os dois tanques estão cheios de água e existem escadas sem proteções, constatou o Diário de Aveiro.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos