Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

UA submete pedido de patente europeia de sensor colorimétrico para deteção de L-asparagina


Quinta, 11 de Abril de 2024

Investigadores da Universidade de Aveiro (UA) desenvolveram um dispositivo portátil que permite a deteção visual das concentrações de L-asparagina em soluções aquosas. Esta tecnologia possui pedidos de proteção a nível nacional e europeu, tendo sido desenvolvida no âmbito do projeto FCT NanoPurAsp - “Development of sustainable nanomaterials for the purification of antileukemic drugs”.
A quantificação de L-asparagina reveste-se de especial importância em diversos setores de atividade, sendo de assinalar que esta substância está, habitualmente, presente em alimentos com amido. Sob efeito de temperaturas, quando os alimentos são cozinhados acima dos 100 graus centígrados, por exemplo, dá origem a acrilamida, substância com potencial efeito cancerígeno.
Atualmente, a concentração da L-asparagina em soluções aquosas é determinada com recurso a técnicas complexas, demoradas e dispendiosas.
Um grupo de investigação do CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro e do Departamento de Química, liderado pela investigadora Ana Paula M. Tavares, desenvolveu, com Mara G. Freire, Márcia C. Neves e João C.F. Nunes, um sensor colorimétrico que, através da análise da cor, permite a deteção visual da concentração daquela substância.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu