Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Aveiro: Mais de metade dos resíduos no aterro de Eirol não tem aproveitamento


Domingo, 07 de Abril de 2024

Do total dos resíduos urbanos recolhidos, 63 por cento (55 por cento no país) seguem para deposição direta no aterro da Unidade de Tratamento Mecânico-
-Biológico (UTMB) da ­ERSUC -Resíduos Sólidos do Centro, em Eirol, ou seja, sem aproveitamento, segundo o vereador do Ambiente da Câmara Muni­cipal de Aveiro, João Machado.
A percentagem está longe da meta definida pela União Euro­peia (UE), a cumprir entre 2030 e 2035, que indica a deposição de, no máximo, dez por cento dos resíduos. em aterro. «Temos um longo caminho para fazer», concluiu o vereador. Para já, 63 por cento do lixo que é recolhido e dirigido para aterro fica em decomposição no aterro.
A diferença entre as metas da UE e os valores atuais da reciclagem em Aveiro é idêntica. «Na origem, em Aveiro, a taxa de reciclagem está nos 12 por cento, enquanto a UE «vai exigir, até 2035, 65 por cento». Os dados do país apontavam pa­ra uma reciclagem de 33 por cen­to, em 2022.
Sobre a taxa de reciclagem que é atingida pela ERSUC, o vereador não conseguiu indicar «com exatidão» porque, «o “refugo” ainda é considerado matéria reciclada».

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu