Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pelo menos quatro mortos e 35 feridos em despiste de autocarro na Alemanha


Quinta, 28 de Março de 2024

Pelo menos quatro passageiros morreram e 35 pessoas ficaram feridas no leste da Alemanha quando um autocarro de longo curso saiu da autoestrada por razões ainda desconhecidas, segundo as autoridades.
O acidente, com um autocarro da empresa Flixbus, ocorreu por volta das 09:45 locais (08:45 em Lisboa), perto da cidade de Leipzig, quando fazia a ligação entre a capital alemã, Berlim, e a cidade suíça de Zurique.
Após uma estimativa inicial ter apontado para cinco mortos, as autoridades reviram em baixa este número.
“Uma pessoa que inicialmente tinha sido dada como morta pela polícia está em estado crítico, pelo que o número de mortos no acidente rodoviário deve ser corrigido para quatro”, refere um comunicado citado pela agência France-Presse (AFP).
Entre as 55 pessoas que seguiam a bordo, incluindo dois condutores, 29 sofreram ferimentos ligeiros e seis em estado grave, de acordo com os dados mais recentes das autoridades.
A polícia de Leipzig regista que o autocarro “saiu da estrada e capotou”, sendo que “nada indica que outro veículo tenha estado envolvido no acidente”.
À AFP, um porta-voz da Flixbus, empresa alemã que explora uma grande frota de autocarros de longo curso em vários países europeus – incluindo Portugal –, Marrocos e Estados Unidos, garantiu que os dois condutores estão vivos.
Os condutores eram de nacionalidade checa e eslovaca, tendo, respetivamente, 62 e 53 anos.
“As circunstâncias exatas do acidente ainda não são conhecidas”, afirmou a Flixbus em comunicado no seu portal, assegurando que está a “cooperar com as autoridades locais e com os serviços de emergência” e que divulgará mais informação “assim que ficar disponível”.
A dimensão do acidente resultou numa operação de salvamento que se prolongou pelo dia inteiro, tendo a circulação na autoestrada em causa (A9) sido reestabelecida por volta das 21:30 locais (20:30 em Lisboa).
Em maio de 2019, um autocarro da Flixbus que fazia a ligação entre Berlim e Munique também esteve envolvido num acidente perto de Leipzig, tendo uma pessoa morrido e mais de 60 ficado feridas.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu