Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Vigário-geral de Setúbal nomeado novo bispo de Beja


FOTO: Ecclesia Quinta, 21 de Março de 2024

O Papa Francisco nomeou hoje o padre Fernando Paiva, um dos atuais vigários-gerais da diocese de Setúbal, como novo bispo de Beja, substituindo no cargo o atual prelado, João Marcos.
Fernando Paiva, de 61 anos, foi ordenado padre em 10 de abril de 2005 e era, até agora, pároco de Nossa Senhora da Anunciada, em Setúbal, tendo sido nomeado em dezembro de 2023 Vigário-Geral desta diocese, já pelo novo bispo sadino, o cardeal Américo Aguiar.
Membro do Colégio de Consultores e da Comissão Diocesana de Proteção de Menores e Pessoas Vulneráveis de Setúbal, o novo titular episcopal de Beja desempenhou também as funções de presidente da Comissão de Consulta de Apoio ao Bispo na Gestão do Fundo Diocesano do Clero setubalense.
Entre 2005 e 2017 desempenhou diferentes funções no Seminário Maior de São Paulo de Almeida (Seminário Diocesano de Setúbal), primeiro como prefeito e ecónomo e, posteriormente, como vice-reitor.
Foi ainda responsável pelo acompanhamento dos padres novos e pela formação permanente do clero em Setúbal e membro do Conselho Presbiteral desde 2014.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu