Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Primeira-ministra da Estónia e ministro da Lituânia na lista de procurados da Rússia


Foto: Getty Images Terça, 13 de Fevereiro de 2024

A Rússia colocou a Primeira-ministra da Estónia, Kaja Kallas (na foto), e o ministro da Cultura da Lituânia, Simonas Kairys, na lista de procurados, um registo do Ministério do Interior, hoje tornado público, que visa pessoas procuradas por acusações criminais.
O nome de Kallas aparece, mas não é especificado quais acusações às quais a Primeira-ministra da Estónia está associada, descreve a agência de notícias AP.
Já o de Kairys aparece associado à destruição ou danos causados a monumentos dedicados aos soldados soviéticos no país báltico, descreve a EFE.
É a primeira vez que este Ministério coloca um líder estrangeiro numa lista de procurados.
Kallas tem sido uma forte apoiante da Ucrânia ao incentivar a assistência militar a Kiev e o reforço de sanções contra a Rússia.
A Primeira-ministra da Estónia também apoiou a remoção de monumentos aos soldados soviéticos da Segunda Guerra Mundial.
O secretário de Estado da Estónia, Taimar Peterkop, também foi colocado na lista de procurados, segundo o mesmo registo.
Estas medidas parecem refletir uma tentativa de Moscovo de aumentar a pressão sobre o Ocidente, à medida que enfrenta a pressão dos aliados da NATO, isto quando a guerra na Ucrânia se aproxima da marca de dois anos.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu