Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ASAE apreende 73 aves exóticas e desmantela espaço de venda ilícita em Aljustrel


Terça, 16 de Janeiro de 2024

A ASAE desmantelou um estabelecimento não licenciado que comercializava aves exóticas, em Aljustrel, no distrito de Beja, e apreendeu 73 desses animais, com um valor global estimado de 1.700 euros, anunciou hoje aquela polícia.
Em comunicado, a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) revelou que esta ação de fiscalização, designada “Operação Periquito”, foi desenvolvida, na semana passada, através da Unidade Regional do Sul – Unidade Operacional de Évora.
A ação foi direcionada “à proteção do comércio de espécimes que estão protegidas pela Convenção CITES - Comércio Internacional das Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção”, sendo realizada no âmbito de um inquérito judicial sobre comércio de aves exóticas.
O espaço desmantelado pelos inspetores da ASAE, no qual se “procedia à venda ilícita de aves exóticas”, não estava licenciado e encontrava-se “acoplado a um estabelecimento comercial, com acesso dissimulado, o que impedia uma entrada normal de clientes”. “Como resultado desta ação, foi instaurado um processo-crime por danos contra a natureza, por suspeita de venda ilegal de espécimes protegidas da fauna ou da flora selvagem sem o respetivo certificado CITES”, indicou o organismo.
As 73 aves exóticas apreendidas, cujo valor global é estimado em 1.700 euros, incluem exemplares das espécies periquitos-australianos (Melospssittacus undulatus), caturras (Nymphicus hollandicus) e papagaios (Psittacula krameri).
No comunicado, a ASAE prometeu dar continuidade a ações de fiscalização direcionadas ao comércio de espécies protegidas pela Convenção CITES, de forma a “combater o comércio ilegal de vida selvagem e os crimes conexos praticados, especialmente sobre a fauna e flora”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu