Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Projeto vai dar impulso a oito músicos emergentes da Região Centro


Terça, 09 de Janeiro de 2024

A produtora Blue House, em colaboração com o Convento São Francisco, vai abrir as candidaturas do Música Independente de Coimbra (MIC), que irá selecionar oito músicos/artistas emergentes para trabalhar em estúdio, gravar um tema e apresentá-lo em palco.
Os projetos de músicos dos distritos de Aveiro, Viseu, Castelo Branco, Leiria, Guarda e Coimbra vão poder ser submetidos, a partir de segunda-feira, à convocatória MIC.
“Em 2023 selecionámos quatro projetos. Em 2024 serão selecionados oito projetos”, sendo que os projetos escolhidos têm a oportunidade de gravar um tema original no estúdio da Blue House e de produzir os respetivos videoclipe e sessão fotográfica com o fotógrafo e videógrafo Tiago Cerveira, disse hoje, em conferência de imprensa, o coordenador da Blue House, João Silva.
A apresentação ao público deste trabalho inicia-se no segundo trimestre deste ano.
Já o ciclo de música “Café Curto” iniciou-se hoje com ‘showcases’ (apresentações) de entrada livre e vai continuar todas as terças-feiras, às 19:30, numa programação de música pop, folk, world, eletrónica ou jazz, entre outras, no Café Concerto Coimbra do Convento São Francisco.
Miguel Gouveia & Paulo Soares (16 de janeiro), Combo de Jazz EACMC (dia 23 de janeiro), Francisco Fontes (06 de fevereiro), Capital da Bulgária (05 de março) e Malva (19 de março) são alguns dos nomes dos ‘showcases’, de 30 minutos, do primeiro trimestre deste ano.
A organização do ciclo de música volta a apostar no “Café Duplo”, iniciativa que ocorre na última sessão do mês, em que dois artistas – um local e outro nacional -, juntam-se para uma micro-residência, apresentando depois dois temas inéditos, resultado dessa colaboração.
Já em janeiro, o “Café Duplo” conta com a parceria entre Tiago Saga & Surma. Em fevereiro e março, a iniciativa conta com a parceria de Miguel Cordeiro & Nacho Casado e Paulo Vicente & Bia Maria, respetivamente.
Toda a programação será disponibilizada no ‘site’ do Convento São Francisco.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, realçou, na mesma conferência de imprensa, a importância da convocatória MIC, visto que é uma oportunidade para artistas emergentes.
“Somos uma cidade esfuziante de cultura, de pessoas que amam e que vivem e respiram a cultura. Nós queremos que Coimbra seja exatamente reconhecida também por essa característica”, concluiu.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu