Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

«Vejo com otimismo o futuro deste empreendimento»


Segunda, 18 de Setembro de 2023

O projeto da Urbanização Quin­ta da Pinheira, em Aradas, nasceu da vontade da empresa Encobarra Engenharia de desenvolver um projeto de Habitação a Custos Controlados. .

Como está a correr a obra?
A obra está a decorrer confor­me o previsto e esperamos concluir os trabalhos do Bloco “E” em agosto do próximo ano, e dos Blocos “ABCD” em agosto de 2025, perfazendo um total de 30 meses para esta primeira fase, que engloba 144 frações.

Quais são as perspetivas?
A subida da taxa Euribor veio complicar um pouco os pedidos de Crédito Habitação, o valor das prestações e a chamada taxa de incidência do valor da prestação sobre o rendimento líquido das famílias. Neste caso específico, não vejo muito problema, uma vez que os preços dos apartamentos são muito inferiores aos preços de merca­do praticados atualmente em Aveiro, por isso, vejo com otimis­mo o futuro do empreendimento.

A quem se dirige este tipo de construção?
Os apartamentos em questão di­rigem-se a todos aqueles que queiram comprar uma habitação própria a preços inferiores aos de mercado (menos de metade) e a todos os que queiram investir, comprando para alugar.

Quem pode adquirir?
Por se tratar de uma obra particular, tanto particulares como empresas podem adquirir apar­tamentos na Urbanização Quinta da Pinheira.

Quantas unidades se encontram disponíveis nos blocos “ABCD”?
O Bloco “E”, com 32 frações, já está completamente vendido; nos Blocos “ABCD” restam, ainda, das 112 frações, 45 frações, na sua grande maioria de tipologia T3. Portanto, ainda temos cerca de 40 por cento das frações para comercializar.

Quais são as caraterísticas dos apartamentos T3?
Os apartamentos T3 têm cerca de 110 metros quadrados de área bruta, são bem divididos, bem acabados e contemplam dois WC’s. São entregues com ar condicionado nos quartos e salas e aquecimento de águas através de painéis solares localizados na cobertura. As esquadrias são em PVC com vidro du­plo, o que confere ao aparta­men­to um ótimo comportamento térmico. Os tetos são rebaixados em placas de pladur com isolamento térmico/acústico, o que confere um ótimo isolamento acústico. Os demais acabamentos são os correntes no mercado: pisos em piso flutuante e cerâmica, azulejo nos WC’s, etc.

Por que valores se pode adqui­rir um apartamento na Urbanização Quinta da Pinheira?
Os preços dos apartamentos de tipologia T3 variam entre 170.000 e 195.000 euros, consoante a metragem e a disponibilidade de lugar de garagem na cave. A entrada inicial na assinatura do  Contrato Particular de Promessa de Compra e Venda (CPPCV) contrato-promessa de compra e venda é de 18.000 euros e o restante pode ser pago na escritura definitiva de compra e venda.

Os valores encontram-se dentro das expetativas do mercado?
Claramente, os valores em cau­sa são, manifestamente, um terço dos valores praticados atualmente no mercado, claro, guardadas as devidas diferenças de localização.

A procura tem sido muita?
Não posso dizer que a procura e adesão não tem sido boa. Dos 144 apartamentos em comercialização, resta apenas comercializar cerca de 30 por cento. Portanto, já estão comercializados cerca de 70 por cento, nu­ma altura em que ainda estamos a executar a estrutura em betão dos blocos “ABCD”, que começou em junho deste ano.

Qual é o processo de aquisição?
Muito simples. Através de um CPPCV, paga-se o sinal e princípio de pagamento. Quando a obra estiver concluída, é solicitada, ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, a certificação definitiva da obra, onde será estabelecido o preço de venda do apartamento, sendo, então, marcada a escritura definitiva de compra e venda.

Onde se devem dirigir as pes­soas interessadas em adquirir um apartamento na urbanização Quinta da Pinheira?
Devem dirigir-se à SALFAI, Lda., que tem a exclusividade na venda dos apartamentos e informar-se junto da mesma.

Fale-nos um pouco sobre a empresa construtora.
A empresa responsável pela construção é a DTLA - Construções Lda., empresa associa­da à Encobarra-Engenharia, Lda., que conta já com uma vas­ta experiência em construção de edifícios, estando, inclusivamente, a construir, neste momento, vários prédios na cidade de Aveiro.

Há quantos anos existe a Encobarra?
A Encobarra-Engenharia Lda. foi fundada em 1993, tendo, por isso, mais de 30 anos de exis­tên­cia e experiência, também em obra de construção ci­vil. No seu portefólio, constam mais de 180 obras de construção de edifícios, reabilitações urbanas, dre­nagens horizontais e verticais em estradas, obras públicas (centros de saúde, mercados públicos, museus, centros de formação, reabilitações em hospitais, prédios de habitação social, parques tecnológicos, escolas, etc…).

Que balanço faz da atividade da construtora nos últimos dez anos?
Nos últimos dez anos, com a que­da no mercado de obras públicas, a empresa dedicou-se à promoção imobiliária. A partir de 2017, promoveu os edifícios Barra Wave I e Barra Wave II, prédios de referência na Praia da Barra; o Edifício Silva Rocha, na Forca; neste momento, a Urbanização Quinta da Pinheira, em Aradas; brevemente, iniciará o Edifício Avenida Europa, na Rotunda do Rato, em Aveiro; e o Edifício Agras do Norte I e II, em Agras do Norte, em Aveiro.

Quais as principais preocupações no que respeita à satisfação do cliente?
A preocupação com o cliente é constante na Encobarra-Engenharia. Com uma equipa de trabalho pequena e eficaz, estamos sempre disponíveis para fazer o que for preciso para satisfazer o cliente, desde que seja tecnicamente possível.

O que consideram que distingue a vossa empresa de outras do mesmo ramo?
Penso que há dois fatores importantes que nos distinguem em relação a outras empresas: no que toca a esta obra - Urbanização Quinta da Pinheira ,- é a coragem de promover uma Construção a Custos Controlados, financiada totalmente pelo promotor, desde a aquisição do terreno até à sua construção, sem nenhuma ajuda financeira de qualquer órgão público, fato que nenhuma empresa no país, que eu tenha conhecimento, esteja a fazer. É mesmo possível que não haja, atualmente, outra empresa a desenvolver um projeto igual, sem qualquer apoio público, no estágio de execução como a Urbanização Quinta da Pinheira. Outro dos fatores que nos diferencia é a credibilidade que acompanha a empresa nestes 30 anos. |


Suplementos