Cerca de 10.000 pessoas concentraram-se ontem à volta do Cais da Fonte Nova, em Aveiro, na eucaristia “Festa de Envio”, a cerimónia que antecede a partida dos jovens peregrinos, de 14 países, para Lisboa onde se realiza a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realiza a partir de amanhã até domingo, em Lisboa, e onde marcará presença o Papa Francisco.
Jovens peregrinos (4.900), famílias de acolhimento (2.000), e demais católicos presentes, participaram ontem na cerimónia que constituiu uma das maiores concentrações de pessoas na cidade e com mais nacionalidades presentes, mobilizadas pela Diocese de Aveiro, num encontro que antecede a reunião na capital portuguesa onde estarão cerca de 1,5 milhões de pessoas durante seis dias no maior evento da Igreja Católica, naquela que será a sua 15ª edição.
O Papa chegará a Lisboa na quarta-feira, visitará o Santuário de Fátima no sábado para rezar pela paz e o fim da guerra na Ucrânia. As cerimónias da jornada realizam-se no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, e no Parque Eduardo VII.
Na eucaristia em Aveiro, ao final da tarde de ontem, no dia anterior aos peregrinos se despedirem das famílias que os acolheram nas suas casas durante estes dias - muito aplaudidas quando o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, se referiu, agradecendo-lhes, - várias ruas de Aveiro conduziam os peregrinos em grupos para o local de encontro.