Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Boom Festival regressa em julho a Idanha-a-Nova com lotação esgotada


Sexta, 26 de Maio de 2023

cerca de 39 mil pessoas de 177 nacionalidades, sendo a quinta edição consecutiva com lotação esgotada.
A organização escolheu o “Amor Radical” como tema para a realização da 14.ª edição do evento que decorre entre os dias 20 e 27 de julho, na herdade da Granja, em Idanha-a-Nova, distrito de Castelo Branco. “É a quinta edição consecutiva com lotação esgotada. A pouco menos de dois meses do início da 14ª edição, foram vendidos os últimos bilhetes para o Boom Festival”, explicou a organização, em comunicado.
Nesta edição, vão estar representadas 177 nacionalidades, com destaque para os portugueses, franceses, alemães e israelitas.
Contudo, marcam ainda presença participantes oriundos de locais tão remotos como o Sri Lanka, Uzbequistão, Togo, Austrália, Japão, Emirados Árabes Unidos, Nova Zelândia, Ilhas Salomão e Coreia do Norte. “Serão 84% de estrangeiros e 16% de portugueses”, referiu a organização.
Em 2009, ano em que o Boom Festival se instalou na Herdade da Granja, a organização transferiu também a sua sede para o concelho de Idanha-a-Nova, criando, desde então, a associação IdanhaCulta, que se dedica ao desenvolvimento social, cultural, recreativo e ambiental.
A organização acabou por adquirir esta herdade de 180 hectares em 2017. “O Boom é um festival independente, sem patrocinadores, e é reconhecidamente consciente do ponto de vista ambiental, bem administrado e com ações significativas para reduzir o desperdício e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa”, lê-se na nota.
No início deste ano, foi distinguido com o ‘Green Festival Award’, o prémio de sustentabilidade mais importante atribuído a eventos culturais, o que aconteceu pelo oitavo ano consecutivo.
Após quatro anos sem edição devido à pandemia da covid-19, a organização decidiu fazer duas edições consecutivas, em 2022 e 2023.
Contudo, os responsáveis do Boom salientam que, apesar de se realizar uma edição em 2023, não pretendem transformar este evento cultural num festival anual.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu