
Tecnologia, inovação e cultura integradas na cidade de Aveiro
A edição de 2025 da Aveiro Tech Week «confirmou a consolidação de Aveiro como cidade de referência na integração entre tecnologia, inovação e cultura», segundo refere a câmara, que faz um balanço positivo do evento que se realizou na semana passada. A câmara contabilizou «milhares de participantes em dezenas de atividades abertas à comunidade, reforçando o envolvimento da cidade com as áreas tecnológicas e criativas».
O Techdays reuniu especialistas nacionais e internacionais da microeletrónica, cibersegurança, comunicações quânticas e defesa e debateu o futuro digital e o papel das cidades na inovação. O “gaming” registou «forte participação» nos torneios e demonstrações, com a participação de influenciadores e criadores de conteúdos e, nas escolas, as iniciativas educativas STEAM deram um «contributo para a literacia tecnológica e científica». No Festival PRISMA/Art Light Tech foram apresentadas 20 instalações de artistas de nove países, sob o tema “A Forma das Coisas”.
Para o presidente da câmara, Ribau Esteves, este é um evento de «elevada qualidade e forte participação do público», e o programador, José Pina, faz um «balanço muito positivo, com o público a responder de forma entusiasta a um conjunto de obras que convidaram à redescoberta do espaço urbano».











