Última Hora
Pub Da Agendainova 20260605
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

Sonho do Esgueira chega ao fim

O conjunto aveirense, depois de ter estado a perder durante praticamente todo o jogo, ainda conseguiu levar o jogo para o prolongamento, mas nos últimos cinco minutos não evitou que o Benfica reconquistasse o título

O Esgueira/Aveiro, depois da derrota no seu pavilhão, por 73-80, no “jogo 1” da final, precisava de uma vitória em Lisboa para poder discutir o título de campeão nacional diante do seu público. Infelizmente para os seus adeptos e para o basquetebol aveirense, não foi possível.
É verdade que, num jogo em que esteve praticamente sempre em desvantagem no marcador (perdia por 16 a seis minutos do fim e por oito a 50 segundos do término da partida), ainda conseguiu, de forma verdadeiramente incrível e perante a surpresa generalizada do muito publico presente no Pavilhão Fidelidade, levar o jogo para o prolongamento, mas, nos cinco minutos extra, acabou por perder por escassos três pontos (78-75), não evitando que o Benfica, uma época depois, voltasse a festejar o título de campeão nacional.
No fundo, o Esgueira despediu-se desta época 2024/2025 da mesma forma com que sempre se apresentou em campo ao longo de toda a temporada, ou seja, acreditou sempre e lutou até ao fim por algo que poucos imaginariam ser possível no início do campeonato. O título escapou por pouco, mas para a história fica uma prestação verdadeiramente excecional da equipa comandada por André Janicas.
No jogo de ontem, o Benfica foi, efetivamente, melhor nos três primeiros quartos. Depois de algum ascendente no primeiro, a formação “encarnada”, mais forte nos ressaltos e com Mariana Silva e Raphaella Monteiro em destaque, justificava plenamente os 13 pontos de vantagem ao intervalo (42-29). Depois do descanso, o jogo continuou a correr de feição à equipa da Lisboa durante todo o terceiro parcial (58-42).
Por isso, acabou por ser surpreendente a forma como o Esgueira, pleno de crença, obrigou o Benfica a ter de jogar um prolongamento. Apesar de todos os elogios que as aveirenses merecem, é, igualmente, justo dizer que, no final, acabou por triunfar a equipa que tem melhores individualidades e mais opções em termos de plantel. Uma questão de dinheiro, claro.
O Benfica, que tem nos seus quadros Inês Faustino e Inês Viana, bases formadas no Esgueira e na Sanjoanense, respetivamente, está de parabéns pela reconquista do título, mas o Esgueira também merece rasgados elogios porque foi, sem qualquer tipo de dúvida, a grande sensação do basquetebol feminino português na temporada 2024/2025.

Maio 12, 2025 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right