Última Hora
Pub

Arouca com projeto de 9,5 ME para remodelar e ampliar Secundária de Escariz

O município de Arouca anunciou hoje que tem para a Escola Básica e Secundária de Escariz um projeto de remodelação e ampliação, que, por 9,5 milhões de euros, prevê para 400 alunos mais 2.846 metros quadrados de áreas letivas.

Em causa está o estabelecimento educativo que, inaugurado em 2021 na referida freguesia do distrito de Aveiro e Área Metropolitana do Porto, foi inicialmente concebido para acolher apenas o 2.º ciclo de escolaridade, mas, entretanto, se estendeu até ao 12.º ano, em regime de ensino articulado.

“Este investimento representa um compromisso com a equidade territorial e com a resposta às necessidades de uma zona do concelho que evidencia uma forte dinâmica demográfica, a qual sairá ainda mais reforçada com esta intervenção”, declarou à Lusa a presidente da Câmara Municipal de Arouca, Margarida Belém.

Referindo que o projeto é um dos últimos passos no processo de modernização global da rede escolar do concelho, a autarca socialista defende que a Educação tem sido uma “prioridade estratégica” do seu executivo e realça que, nesse esforço, a preocupação com a melhora das condições de trabalho e aprendizagem da comunidade educativa local foi acompanhada também por “princípios de sustentabilidade ambiental”.

No caso específico da escola de Escariz, o projeto arquitetónico envolveu, por isso, “uma seleção criteriosa de materiais reciclados, recicláveis e de baixo impacto ambiental”, com o que Margarida Belém quer “reduzir o consumo de recursos naturais, minimizar a produção de resíduos e diminuir a pegada ecológica associada à construção e à manutenção do edifício”.

Com alunos provenientes sobretudo das freguesias arouquenses de Escariz, Mansores, Fermedo, São Miguel do Mato e Chave, mas também com estudantes de localidades contíguas dos concelhos de Santa Maria da Feira e Oliveira de Azeméis, a escola ficará com uma área total superior a 15.773 metros quadrados após uma empreitada que, nesta fase, tem um prazo estimado de 23 meses.

Entre as principais mudanças anunciadas para o imóvel, inclui-se: a construção de um novo edifício para salas de aulas e outro para fins polivalentes; a criação de uma portaria maior e com um coberto generoso; e a remodelação de “todos os edifícios existentes”, de forma a definir-se, entre outras valências, uma ala para ensino especializado como o de música e uma sala de terapias snoezelen.

A empreitada prevê ainda a renovação dos laboratórios de ciências, novas salas de educação tecnológica e a ampliação da cantina, o que abrange a substituição de equipamentos e infraestruturas da cozinha.

Margarida Belém nota que “todos os volumes estarão interligados por dentro”, sendo que, no exterior, surgirá igualmente “uma praça generosa”, complementada com uma frente arborizada dotada de diferentes zonas de estadia.

Uma peculiaridade da escola é que o seu recinto acolhe a chamada Mamoa da Urreira, monumento funerário megalítico para o qual o novo projeto da autarquia anuncia uma envolvente que permitirá aulas de História exteriores, em torno dessa estrutura.

"Dessa forma, os alunos podem usufruir do património arqueológico da freguesia e aprender diretamente com ele”, realça a presidente da Câmara.

A autarca conclui assim que a intervenção proposta para a Básica e Secundária de Escariz não se limita a aumentar a área construída: visa sobretudo “a qualificação global desse estabelecimento de ensino, promovendo melhores condições de conforto, acessibilidade, segurança e eficiência energética”, e dotando a escola da capacidade necessária “para responder ao crescimento sustentado do número de alunos”.

Julho 9, 2026 . 14:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right