
«Ganhar é sempre muito bom, mas ganhar pelo nosso clube tem outro sabor»
oão Claro, enquanto jogador do Beira-Mar, já tinha subido em juniores aos “nacionais”, na época de 2017/2018, e, mais recentemente, na temporada 2024/2025, fez parte da equipa sénior B que subiu à primeira divisão distrital. Apesar de ter apenas 27 anos, já leva sete temporadas como treinador. Começou no Calvão, passou pelo Núcleo Sportinguista de Aveiro, trabalhou três anos no Barroca, teve uma passagem pela JuveForce como analista até que regressou ao “seu” Beira-Mar há duas temporadas. Esta época conheceu o momento mais alto da sua curta carreira, ao conduzir a formação sub/15 (iniciados) do clube aveirense ao título distrital da Divisão de Elite e, consequentemente, à subida à segunda divisão nacional da categoria. Ao Diário de Aveiro, o jovem treinador analisou o sucesso desta época e revelou o que pretende para o futuro enquanto treinador de futebol
Diário de Aveiro: A subida de divisão foi um objetivo definido no início da temporada pela equipa técnica e pela Academia de Futebol do Beira-Mar?
João Claro: O objetivo para a temporada 2025/2026 foi traçado pela estrutura no final da época passada e era, claramente, sermos campeões distritais e colocarmos o Beira-Mar no campeonato nacional de sub/15.
Como é que foi liderar o campeonato, jornada após jornada, sabendo que a Oliveirense foi sempre um grande adversário e que lutou, igualmente, até à última jornada pelo título e pela subida?
Foi um desafio muito exigente do ponto de vista competitivo e emocional. A equipa da Oliveirense ficou em segundo lugar com 82 pontos, em 90 possíveis, o que revela a capacidade e qualidade dos seus jogadores e da sua equipa técnica e o elevado grau de exigência da nossa conquista. Procurámos entrar em todos os jogos de forma muito séria, focada e competitiva, porque sabíamos que qualquer deslize poderia significar o adeus ao título.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:












