Última Hora
Pub

Escultura de Albano Ruela assinala os 36 anos da Vila de Carregosa

Carregosa celebrou o seu 36.º aniversário de elevação a vila com a inauguração de uma obra de arte oferecida pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Criada a partir de materiais recicláveis associados à arte da latoaria, como frigideiras, tachos e talheres, a obra de arte urbana representa um cesto com 36 flores de metal e encontra-se agora exposta no Parque Verde, «em perfeita sintonia com a identidade e raízes locais», garante o município em nota de imprensa.
Durante a cerimónia, a vereadora da Cultura, Ana Filipa Oliveira, sublinhou a importância de dinamizar aquele espaço familiar. «O grande objetivo da autarquia», explicou, «é descentralizar os espaços públicos de todas as freguesias, aproximando a cultura dos cidadãos através de diferentes manifestações artísticas». Este ato inaugural foi um dos momentos altos das comemorações da elevação de Carregosa a vila, estatuto aprovado pela Assembleia da República a 13 de julho de 1990 (Lei n.º 26/90, de 9 de a­go­sto). Volvidos 36 anos sobre este marco histórico, a vila «distingue-se hoje pelo seu dinamismo associativo e empresarial, reflexo de um forte amor à terra dos carregosenses»,
O evento contou com a presença do presidente da autarquia, Joaquim Jorge, mem­bros da Assembleia de Freguesia de Carregosa, dirigentes associativos e de elementos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões. No seu “site”, a Junta de Fre­guesia de Carregosa expressa «um agradecimento institucional à autarquia, ao escultor Albano Ruela e a todas as entidades e associações que dignificaram esta celebração»

Julho 17, 2026 . 10:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right