Última Hora
Pub Da Dfis Conversa 20260527
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub

“Maior Idade” com programa variado até julho

Programa do município de Ílhavo destaca a conversa e oficina com Nel Monteiro, pilates com cães e Maiores Sobre Rodas. São mais de uma centena de ações

Até julho estão agendadas mais de uma centena de atividades, distribuídas pelos três equipamentos municipais dedicados ao envelhecimento ativo, o Laboratório do Envelhecimento, o Fórum Maior Idade e a Sala Estar, reforçando o compromisso da autarquia com a «promoção do bem-estar, da autonomia, da participação social e da aprendizagem ao longo da vida».
Em nota de imprensa, a autarquia salientou que a a­gen­da quadrimestral «desafia a comunidade» a participar nu­ma conversa com Nel Monteiro sobre inteligência artificial, no dia 16 de julho, pelas 10 horas, bem como a recriar capas de álbuns do artista, tendo co­mo protagonistas os próprios participantes. Na Sala de Estar da Gafanha da Encarnação.

No dia 14 de junho, pelas 10.30 horas, decorrerá, no Fórum Idade Maior, na Gafanha da Nazaré, a inovadora proposta “Pu­p­py Pilates”, uma aula de pilates que contará com a presença de cães em processo de adoção, promovendo simultaneamente o bem-estar físico e a sensibilização para a adoção animal.

As inscrições para o progra­ma “Maiores Sobre Rodas” decorrem entre o próximo dia 18 e 22 e as respetivas visitas foram agendadas para os dias 23, 24 e 25 de junho. Estão previstas deslocações a Ponte de Lima e Caminha, à Nazaré, com almo­ço e animação, e a Viseu e São Pedro do Sul.

No Laboratório do Envelhecimento, em Ílhavo, a programação contempla oficinas e momentos performativos, nomeadamente “Cravos de Crochet + Músicas de Abril”, “Candeeiros de Lã” e “Punch Needle”, bem como o projeto “Memória Teatro Musical”, que se realizará ao longo de vários dias, entre o corrente mês e maio. Estão igualmente previstos o lançamento da coleção “Flores, Flores, Flores!”.

O Clube do Pensamento, com temas mensais, a sessão “Complicações do Luto”, a conferência “A Direção Técnica nas Respostas Sociais e de Saúde”, a conversa “Centenários em Portugal” e a visita guiada “Como se Envelhece em Ílhavo?”, disponível mediante marcação ao longo de todo o período.

No Fórum Maior Idade, as atividades centram-se em áreas como a educação ambiental, as oficinas criativas e a promoção da saúde e do bem-estar, destacando-se a construção e inauguração da Horta Comunitária, a iniciativa “Linha do Clima” e conversas sobre alterações climáticas. A programação definida inclui as oficinas “Natureza em Cinco Patas, Penas e Cascos”, “Preservação de Bouquets”, “Produção de Cuidados Naturais de Proteção Solar”, “Infusões no Seu Habitat” e “As Plantas Cantam, Sabia?”.

Sobre a área da saúde, estão previstas oficinas que juntarão médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psiquiatras e professores. A primeira sessão, sobre “Organização da Medicação no Dia a Dia”, está marcada para dia 15 do corrente, pelas 14 horas, e a oficina “Dependência Fun­cional e Saúde Mental” realizar-se-á no dia 24 junho, à mes­ma hora.

A Sala de Estar terá uma ofer­ta que vai incidir na literacia digital, com sessões dedicadas à utilização da aplicação Bússola, ao uso da inteligência artificial no quotidiano e à apresentação de ferramentas telefónicas de prevenção de burlas. Acolherá, igualmente, a oficina-conversa “Nel Monteiro e a Inteligência Artificial”, reforçando a ligação entre tecnologia e cultura.

Maio 11, 2026 . 11:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right