Última Hora
Pub

Aberto concurso para Parque da Cidade de Albergaria-a-Velha

O projeto visa “criar uma nova identidade territorial com ligação direta ao tecido urbano existente”

A Câmara de Albergaria-a-Velha informou hoje que está a decorrer o concurso público para a criação do Parque da Cidade e Corredor Verde.

A empreitada é colocada a concurso com um valor base de 1 738 717,42 euros, com um prazo de execução de um ano.

O futuro parque ocupará uma área de 3,8 hectares no centro da cidade, tendo a autarquia já adquirido os terrenos enquadrados na área de intervenção.

“O espaço pretende conciliar a conservação da natureza com o lazer e a prática desportiva da população”, segundo uma nota de imprensa.

A intervenção inclui percursos pedonais e cicláveis, além de um parque infantil e juvenil e de um campo de jogos informais.

Estão previstas também a criação de uma praça e de um centro de apoio aos visitantes.

O plano contempla também a recuperação da linha de água e a implantação de dois charcos, bem como a plantação de diversas árvores.

”A escolha da vegetação terá em conta alguns fatores, tais como a necessidade de criar sombra, a proteção e embelezamento dos vários espaços e a sua adaptabilidade às condições climáticas e do solo”, explica a nota de imprensa.

Prevê-se a plantação de 119 árvores de diferentes espécies como vidoeiro-branco, lodão bastardo, olaia, freixo, choupo, carvalho roble, e algumas herbáceas e subarbustos como alfazema, rosmaninho, tomilho, murta, alecrim e sargaço-branco.

Abril 17, 2026 . 17:14

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right