
Município de Leiria pede a empresários e comerciantes que reportem prejuízos
A Câmara de Leiria pediu hoje aos empresários e comerciantes que reportem os prejuízos que tiveram na sequência do mau tempo, cuja validação é da responsabilidade da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro.
“No âmbito da declaração do estado de calamidade, o Município de Leiria encontra-se a proceder à recolha de informação relativa aos danos causados pela depressão Kristin nas instalações das unidades económicas do concelho”, divulgou a autarquia.
Nesse sentido, o município pede “às empresas e demais atividades económicas que tenham sido afetadas que reportem os prejuízos, através do preenchimento do formulário disponível em https://arcg.is/1TGfb43”.
“O apuramento e validação dos prejuízos será da responsabilidade da CCDR Centro, sendo a recolha de informação efetuada pelo Município de Leiria de caráter meramente indicativo, não substituindo os procedimentos a realizar pelas vias oficiais competentes”, sublinhou.
A autarquia salientou ainda a “importância deste levantamento para a adequada avaliação da situação e para a eventual definição de medidas de apoio”.
A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho.
Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.
O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.











