
Em Ílhavo, a noite foi feita de grandes homenagens
No Centro Cultural e Recreativo da Gafanha da Boavista, em Ílhavo, a noite foi «quente», apesar das baixas temperaturas. O Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo aproveitou o 42.º aniversário para celebrar e homenagear o seu fundador, João Reigota, tornando-o sócio honorário da coletividade. «O jantar foi um pretexto para estarmos à mesa e reconhecer, em vida, o esforço do professor ao longo destes 42 anos de muito trabalho e demonstrar-lhe que valeu a pena», sublinha, em entrevista ao Diário de Aveiro, Carlos Saraiva, membro da direção.
Mas João Reigota não foi o único membro da família que mereceu uma homenagem por parte do Rancho Regional. Maria Teresa Reigota, sua esposa e a impulsionadora e responsável pelo polo museológico e etnográfico da coletividade, também foi nomeada sócia honorária. Carlos Saraiva conta-nos que a «preocupação meticulosa» na representação do bem trajar do grupo, que tem merecido o reconhecimento por parte da Federação do Folclore Português, tem a assinatura da associativista.
«O Rancho de Ílhavo é um dos grupos de folclore, a nível nacional, com a maior autenticidade na reprodução dos trajes de final do século XIX até ao final do primeiro quartel do século XX e isso tem sido feito, de forma quase anónima, pela professora Teresa Reigota», destaca o membro da direção, que sublinhou os serviços prestados à comunidade ilhavense pelo casal.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante:










