
Dois dias de trabalho centrados em úlceras e feridas
Sandra Simões
Realizado em formato híbrido nos dias 13 e 14 de março, com participação presencial no Centro de Congressos de Aveiro, o Fórum reúne especialistas nacionais e internacionais, promovendo a atualização científica, a divulgação de evidência recente e o intercâmbio multidisciplinar.
Esta iniciativa reforça o compromisso contínuo da ELCOS - Sociedade Portuguesa de Feridas com a excelência na formação, investigação e inovação em cuidados relacionados com feridas complexas.
Sob a designação de Fórum Internacional de Úlceras e Feridas; Simpósio Ibérico de Diabetes e Fórum Nacional de Comissões de Feridas e Decisores, a ELCOS dá corpo a configurações formativas onde reúne a sua Comunidade de Prática a nível nacional e internacional, juntando centenas de profissionais de várias áreas do conhecimento que cruzam saberes, metodologias e processos; partilhando experiências, casos e práticas clínicas e processos organizacionais.
Trocas e aprendizagens
Relativamente ao programa, a abertura dos trabalhos está marcada para as 9.30 horas do dia 13, com o debate “O peso ambiental dos cuidados com feridas e a pegada ecológica”. Ainda no príodo da manhã, realiza-se a conferência inaugural, intitulada “Cultivar percursos humanos, colher futuros sustentáveis”.
Da parte tarde da tarde há mais dois temas sobre a mesa: “Otimização de recursos na prática clínica” e “Inovação e investigação para um futuro sustentável”.
No segundo dia do Fórum, 14, o programa oferece mais momentos de debate: “A gestão da dor e o impacto psicossocial” (9.30 horas); “Treino clínico simulado na gestão de feridas”; “Humanização, ética e direitos do doente”; “Abordagens práticas em casos complexos - Clínica Viva” e, por fim, uma reflexão sobre a “Prevenção como pilar estruturante da sustentabilidade”. A conferência de encerramento está marcada para as 17.15 horas, seguida de entrega de prémios.
Para inscrições e consulta do programa científico detalhado, é possível aceder ao site oficial da ELCOS – Sociedade de Feridas. |










