Última Hora
Pub

Castro de Romariz “no ponto” para dar um salto qualitativo

Associação Voltado a Poente, que tem dinamizado o sítio arqueológico, quer avanços no processo para a construção de um Centro Interpretativo. Vital F. Santos sonha com um «polo de desenvolvimento» da freguesia

Vital F. Santos, o presidente da Voltado a Poente (VP) – Associação Cultural, pede aos seus conterrâneos de Romariz que sejam «ambiciosos», unindo-se na defesa e promoção de uma das «joias» desta freguesia do concelho de Santa Maria da Feira: o Castro de Romariz, o qual, com as suas «potencialidades plenamente aproveitadas», será um «polo de desenvolvimento» da vila.

Logo adiantou a sua visão, projetando um sítio arqueológico alargado e um Centro de Interpretação (CI) que apresente imagens tridimensionais e um documentário explicativo, ambos dotados de um acesso do lado de Casal do Monte em calçada romana, ladeada por oliveiras e/ou outras árvores da época, e de um bom espaço de estacionamento.

O plano também prevê a reconstrução de uma casa túrdula e de uma domus romana, bem assim como visitas guiadas, a integração da visita num circuito pela freguesia, no roteiro turístico de Santa Maria da Feira e na Rede de Castros do Noroeste Peninsular.

Registando anos de trabalho em prol do sitio arqueológico, com a VP assegurando visitas guiadas «durante todo o ano» e organizando o evento anual – em setembro – “Regresso às Origens”, o dirigente passou a presidência da associação com um apelo ao envolvimento da comunidade no processo para a construção do há muito desejado CI.

A nova direção, presidida por Cacilda Santos, reunirá em breve com a Câmara de Santa Maria da Feira e Vital F. Santos apresentou-nos a sua visão para o futuro do que chama «grande centro arqueológico», começando pelo que entende que deverá ser o pontapé-de saída para uma nova fase – mais dinâmica - de desenvolvimento do projeto.

Como explicou, uma decisão municipal no mandato precedente localizou o Centro Interpretativo no sopé do monte onde se localiza o Castro de Romariz, junto à entrada servida por uma estrada em paralelos e por um caminho.

Essa área está, porém, na zona de expansão natural das escavações e, entretanto, trabalho arqueológico no terreno revelou «vestígios de interesse», nomeadamente «duas cabanas do período anterior ao próprio Castro, e que não existem em qualquer outro lugar já escavado», assim como «vestígios de construções romanas de um período mais tardio» do que as que já ali tinham sido reveladas.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Janeiro 4, 2026 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right