Última Hora
Pub

«Ninguém chega saudável ou inteiro a uma cadeia: chega-se derrotado»

Apresentada na passada quarta-feira, dia 10, a obra “Prisão: de Dentro para Fora” conta com 132 coautores, entre eles ex-reclusos e pessoas ainda a cumprir pena. Ao Diário de Aveiro, Joaquim Silva partilha a experiência de reintegração após a sua passagem pelo Estabelecimento Prisional de Aveiro

Os dias 20 de novembro de 2019 e 20 de março de 2023 vivem frescos na cabeça de Joaquim Silva. O período de tempo decorrido entre ambos representou para ele uma experiência que, admite, nunca pensou viver na primeira pessoa. Durante três anos e quatro meses, Joaquim esteve preso no Estabelecimento Prisional de Aveiro. «Foi uma experiência muito du­ra. Nos primeiros meses tinha a sensação de que estava no meio de um pesadelo à espera de acordar», confessa.
A ausência de uma rotina de trabalho, as horas passadas fechado e os dias iguais de domingo a domingo dificultaram-lhe a adaptação ao meio prisional, mas rapidamente procurou escapes. Passado um mês, con­ta, já estava a frequentar a escola, para «fazer outras coisas» e «estar em contacto» com outras pessoas. Depois, conseguiu um trabalho na biblioteca da prisão. «Era um dos meus grandes objetivos: fazer alguma coi­sa para ajudar a passar o tempo e a sair um pouco daquela realidade. Trabalhei até ao meu último dia, foi maravilhoso».

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Dezembro 13, 2025 . 09:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right