Última Hora
Pub Da Projetosaprovados 20260720
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub

Emanuel Almeida sonha com um lugar na final

Feirense apresenta-se este domingo nas Galas em Direto, após percurso marcado por dedicação e superação na conquista dos seus sonhos

Emanuel Almeida, de 25 anos, natural de Santa Maria da Feira, prepara-se para subir novamente ao palco do The Voice Portugal, este domingo, agora na etapa decisiva das Galas em Direto. O jovem concorrente, que conquistou os Calema logo nas “Provas Cegas”, celebra um percurso construído com esforço e uma história de vida dedicada às artes performativas.

Pressão, mudança e
um novo desafio em palco
O cantor começou o seu caminho artístico no teatro musical e na dança, descobrindo cedo a paixão pelo palco. Aos 18 anos, mudou-se para Lisboa para seguir o sonho de integrar o musical Grease, conciliando trabalhos para se sustentar, com formação em canto e performance. A pandemia acabou por lhe abrir novas portas: viajou para Miami para trabalhar em cruzeiros, integrou o elenco alemão de Wicked e passou por Nova Iorque para uma formação intensiva em dança.
Quando decidiu finalmente inscrever-se no The Voice Portugal, foi a primeira vez que reuniu coragem para tentar. «Foi a primeira vez que me inscrevi. Ando há dez anos a ganhar coragem para isto», contou em entrevista ao Diário de Aveiro. A entrada no programa ficou marcada pelo entusiasmo dos mentores Calema, que utilizaram o “super bloqueio”. Segundo o concorrente, «eles usaram o único trunfo que tinham comigo, e isso fez-me sentir especial e valorizado», celebrou.
O artista tem vivido o programa com intensidade, sobretudo pela responsabilidade de corresponder às expectativas. «Cada vez que vou à televisão fico mais nervoso. Parece que não há espaço para erro, porque todos os colegas são muito bons», admite. Ainda assim, Emanuel conquistou o público e os jurados, tanto nas batalhas como no tira-teimas, seguindo sempre seguro e entre elogios.
Sobre o processo de trabalho com os Calema, descreve uma relação positiva e profissional. «Eles são super simpáticos, sempre disponíveis a ajudar, a dar apoio e dicas de performance. Não somos propriamente os melhores amigos, mas têm sido muito importantes neste caminho».
A preparação para as Galas em Direto surge num dos períodos mais exigentes da sua vida, já que Emanuel está simultaneamente a produzir o seu próprio espetáculo original, intitulado “O Natal Espetacular”, que escreveu, protagoniza e estreou na passada sexta-feira, no Centro Multimeios de Espinho. «É um concerto encenado com banda ao vivo, bailarinas e músicas de Natal traduzidas para português. É como uma carta aberta ao público sobre os meus últimos dez anos de vida artística». O espetáculo regressa ao palco no dia 19.
Ao mesmo tempo, vive a expectativa da votação do público nesta nova fase do concurso. Emanuel promete uma atuação muito diferente das anteriores. «Vai ser completamente diferente de tudo o que fiz até agora. Espero que o público se identifique com esta escolha», diz. A nível pessoal, o apoio da família tem sido uma das maiores mudanças desde o início do progra­ma. «A minha mãe está mui­to orgulhosa. Vai pela primeira vez ver-me ao vivo na gala», refere.
Às pessoas da sua terra, e a todos os que têm seguido o seu percurso, deixa uma mensagem clara. «Isto é um sonho muito antigo, um sonho de criança. Conto com o apoio do público português, da minha terra e de toda a região para continuar no programa e poder fazer aquilo que mais amo: estar em palco», desvendou.
Amanhã, Emanuel Almeida volta a brilhar nas Galas em Direto, determinado a conquistar um lugar cada vez mais próximo da final do The Voice Portugal.

Dezembro 13, 2025 . 10:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right