Última Hora
Pub Da Fabrico 20260605
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

AdCL desafia população para “dia aberto na ETAR”

A campanha abre ao público as portas de sete ETAR, localizadas em Espinho, Cacia, Ílhavo, Choupal, Lousã, Coimbrão e Olhalvas (Leiria)

Neste Dia Mundial do Saneamento, o secretário-geral das Nações Unidas vem alertar que «sem saneamento básico seguro, o desenvolvimento sustentável fica comprometido».

Sem rodeios, António Guterres, na mensagem alusiva à efeméride, escreve que «a humilde sanita é um ícone de progresso - prevenindo doenças, protegendo o ambiente e preservando a dignidade e as oportunidades».

Para assinalar a data, a Águas do Centro Litoral (AdCL) desafia, precisamente, a população a conhecer e «a perceber a complexidade, a tecnologia e o rigor envolvidos no tratamento das águas residuais», um serviço classificado como «essencial» e que «impacta diretamente a qualidade de vida das comunidades e a sustentabilidade dos ecossistemas».

Em pleno Dia Mundial do Saneamento, a Águas do Centro Litoral lança a campanha “Dia Aberto na ETAR”, abrindo ao público as portas de sete Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR), localizadas em Espinho, Cacia, Ílhavo, Choupal, Lousã, Coimbrão e Olhalvas (Leiria).

A iniciativa, que decorrerá até março de 2026, «pretende aproximar a comunidade ao sistema de saneamento e mostrar, de forma transparente, o percurso e o tratamento da água que todos os dias chega às nossas infraestruturas», explica a AdCL em nota de imprensa.

Com entrada livre e sem necessidade de inscrição, as ETAR estarão acessíveis para visitas guiadas, uma oportunidade para os participantes conhecerem «cada etapa do processo de tratamento, desde a chegada do chamado “esgoto” até à sua devolução ao meio ambiente em condições de qualidade e segurança ou à reutilização para outros fins»
«A iniciativa pretende, ainda, valorizar o papel dos profissionais da água, cujo trabalho é muitas vezes invisível ao público, mas absolutamente essencial para a saúde pública e proteção ambiental», destaca a AdCL, lembrando que as equipas trabalham 24 horas por dia, 365 dias por ano, assegurando que o sistema não para e que os serviços funcionam de forma contínua e segura».

Com esta campanha, a Águas do Centro Litoral procura «elevar a consciência sobre o uso responsável da água e sobre o destino dos resíduos que todos geramos - num convite a conhecer, de forma transparente, aquilo que acontece depois de utilizarmos a água».

Neste mês, há ainda visitas às ETAR da Lousã (quinta-feira) e de Ílhavo (terça-feira).

Em Dezembro, estão abertas as portas das estações de Coimbrão (2), Choupal (4), Espinho (9), Olhalvas (11), Cacia (16), Lousã (18) e Ílhavo (23).

O programa continua, então, até março, havendo visitas à ETAR do Choupal a 5 de fevereiro e 5 de março.

Novembro 19, 2025 . 12:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right