Última Hora
Pub

Arte Retabular das Igrejas albergarienses em livro

Obras dos investigadores António Leandro e Maria Clara de Paiva Vide Marques é lançada amanhã, na Casa da Alameda

Amanhã, às 16.30 horas, o Município de Albergaria-a-Velha vai apresentar, no Posto de Turismo/ Espaço de Exposições – Casa Alameda, o livro “A Arte Retabular nas Igrejas Paroquiais do Concelho de Albergaria-a-Velha”, dos investigadores António Leandro e Maria Clara de Paiva Vide Marques. A sessão é de participação gratuita.
O concelho é detentor de um vasto e valioso património artístico e religioso, com as suas Igrejas a guardarem, no seu interior, «um legado de grande riqueza»: a arte sacra «que revela séculos de devoção, criatividade e identidade comunitária».
Publicado em livro, o estudo incide sobre a análise dos diferentes retábulos em talha dourada e policromada que adornam os espaços interiores de oito edifícios religiosos: Igre­ja Paroquial de Santa Cruz (Albergaria-a-Velha), Igreja Paroquial de Santa Marinha (Alquerubim), Igreja Paroquial de Nos­sa Senhora das Neves (Angeja), Igreja Paroquial de São Vicente (Branca), Igreja Paroquial de São Paio (Frossos), Igre­ja Paroquial de São João Ba­tista (São João de Loure), Igre­ja Paroquial de São Tiago (Ribeira de Fráguas) e Igreja de Santa Eulália (Valmaior).

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Outubro 15, 2025 . 09:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right