Última Hora
Pub Da Fabrico 20260605
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

Albergaria-a-Velha é o concelho com mais moinhos de água da Europa

Numa «terra de tradições feitas de água, pão e moinhos», o município albergariense apostou na criação de uma rota para reavivar essa identidade através de um produto turístico e cultural

Albergaria-a-Velha, «terra de tradições feitas de água, pão e moinhos», é só o concelho com o maior número de moinhos de água inventariados da Euro­pa. Trata-se de «elementos com elevado valor patrimonial que deliciam a vista às gentes das suas terras e a todos os visitantes que se atrevem a explorá-los», conforme garante, no seu “site”, a câmara municipal que, com a criação da Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha, pre­tendeu «reavivar [precisamente] essa identidade a­tra­vés de um produto turístico e cultu­ral que alia a preservação e valorização deste património nas suas vertentes material e imaterial».

Visitas têm de ser agendadas previamente

Constituída por 11 núcleos, num total de 14 moinhos (que outrora eram lugares centrais na vida da comunidade rural), com 19 casais de mós, distribuídos por várias freguesias, esta rota promovida pela câmara é, assim, uma oferta, entre outras, de turismo sustentável para residentes e visitantes. Note-se que, para visitar os moinhos, é necessário contactar a Secção de Turismo da autarquia com antecedência para agendar a visita e obter informações detalhadas, já que o agenda­mento tem de ser coordenado com os proprietários dos moinhos.

Moinhos de maior expressão junto ao Caima

Embora haja engenhos em to­do o concelho, é ao longo do Rio Caima que temos as unida­des de maior expressão, já que o caudal mais estável permitia uma laboração permanente.
No entanto, regis­te-se que, conforme refere o “si­te” camarário, igualmente, nos rios Fílveda e Jardim, nas ribeiras de Albergaria-a-Velha, Fontão, Fri­as, Fial e Mouquim, e nas inúmeras cor­gas e valas de todas as freguesias, encontram-se vestígios ou registos de mais de três centenas e meia de moinhos, indiciando a importância que a atividade moageira teve na região.

Falamos de moinhos edificados, sobretudo, nos séculos XVIII e XIX. Muitos deles eram propriedade de diversas pessoas, pelo que eram utilizados de acordo com um horário previamente acordado. Era aí que se fazia a moagem das culturas locais, com destaque para o milho e trigo. Mas estes engenhos eram também usados para o descasque do arroz produzido na região do Baixo Vouga.

Setembro 27, 2025 . 12:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right