Última Hora
Pub

Agrupamento comemora dia desportivo na rua

Mais de mil alunos percorreram a cidade de bicicleta ou a pé, uma forma encontrada pelo agrupamento de escolas para promover o desporto e hábitos saudáveis

O espírito ativo e saudável marcou a manhã desta sexta-feira na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento (AEMS). Para comemorar o Dia Europeu do Desporto na Escola, o agrupamento interrompeu as atividades letivas entre as 10.30 e as 12.20 horas, permitindo que alunos e professores participassem em duas iniciativas de caráter desportivo: um passeio de bicicleta pela cidade e uma caminhada em grupo que percorreu algumas ruas do centro de Aveiro. A ação foi organizada pelo Grupo de Educação Física e teve como principal objetivo incentivar a prática de atividade física, mobilizando toda a comunidade escolar durante 120 minutos.

Mobilizada toda a comunidade escolar

Segundo o professor de Educação Física Mário Fernandes, um dos responsáveis pela organização, a atividade teve uma forte adesão. «Este ano, pretendemos envolver toda a comunidade escolar no sentido de mobilizar todos para a prática de atividade física regular e criar a consciência sobre a importância do exercício físico», destacou.

Com a participação prevista de cerca de mil alunos, cada turma foi acompanhada pelo respetivo professor, garantindo a segurança e organização durante a atividade.

A realização contou também com o apoio da Escola Segura da PSP e da Polícia Municipal, entidades que asseguraram as condições de circulação pela cidade. «Colocar mil alunos no terreno não é tarefa fácil, mas desde cedo houve uma aceitação muito positiva, tanto da direção como do conselho pedagógico. O corpo docente aprovou a proposta e acreditamos que, apesar dos constrangimentos naturais, todos participaram de bom gra­do», explicou Mário Fernandes.

Mais do que uma atividade pontual, a escola pretende que este tipo de iniciativas se transforme numa rotina anual, sobretudo no início do ano letivo. A ideia é reforçar a ligação entre professores e alunos, fomentar a prática desportiva e consolidar a identidade de um agrupamento ativo. «Queremos que este dia ajude os nossos alunos a perceber a importância de hábitos saudáveis. Uma escola saudável forma pessoas mais conscientes, mais fortes e mais preparadas para o futuro», concluiu o professor.

A adesão dos mais de mil alunos do agrupamento foi descri­ta como muito positiva, com a expectativa atingida da participação superior a 90 por cento. A ação representou, deste mo­do, não apenas uma pausa nas aulas, mas uma oportunidade de celebrar o desporto, o conví­vio e o espírito comunitário.

Setembro 27, 2025 . 09:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right