Última Hora
Pub

Mariana Mortágua substituída no parlamento por Andreia Galvão

Andreia Galvão foi a número três da lista do partido nas legislativas de maio para o círculo eleitoral de Lisboa.

A coordenadora nacional e deputada única do BE, Mariana Mortágua, que está numa flotilha humanitária que se dirige a Gaza, vai ser substituída no parlamento pela dirigente bloquista Andreia Galvão.

Numa publicação no 'site' oficial do partido, "Esquerda.net", lê-se que a atual deputada única fez "uma reflexão profunda nos últimos dias", tendo pesado, "por um lado, a proteção da flotilha que é dada pelo papel institucional dos deputados e eurodeputados que a compõem", e, por outro lado, "o facto de a sua ausência em São Bento deixar o Bloco sem representação parlamentar na sua ausência".

"E concluiu pela necessidade de o partido não ficar afastado dos debates no parlamento nas próximas semanas", lê-se na publicação.

Andreia Galvão foi a número três da lista do partido nas legislativas de maio para o círculo eleitoral de Lisboa.

Fonte oficial do partido adiantou à Lusa que o número dois da lista, o antigo líder parlamentar, Fabian Figueiredo, não vai assumir o mandato por "impedimento profissional".

Na publicação do "Esquerda.net" lê-se que quando Mariana Mortágua integrou a flotilha que navega em direção à Faixa de Gaza com ajuda humanitária, “o calendário previsto era o de chegar ao destino ainda antes do arranque dos plenários parlamentares”.

Contudo, os “contratempos meteorológicos e logísticos” da flotilha, “a par dos ataques com drones de que foi alvo já na Tunísia, obrigaram a tempos de paragem superiores ao previsto”.

"Faço-o mantendo aqui uma presença política forte como deputada eleita, de quem representa muitas e muitos portugueses. Mas também quero ter a certeza de que em todas as instâncias da vida política portuguesa o Bloco está representado. E o Bloco estará muito bem representado pela Andreia Galvão", lê-se na publicação, que cita declarações de Mariana Mortágua.

Até ao regresso da coordenadora bloquista, o lugar de deputada será ocupada pela dirigente Andreia Galvão, membro da Comissão Política e da Mesa Nacional do BE.

Andreia Galvão é atriz, produtora e agente cultural, e nasceu em Lisboa, em 2000.

É licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Numa publicação nas redes sociais, Andreia Galvão afirmou que “numa altura de ataque aos direitos dos trabalhadores, de desgovernação florestal e social, da necessidade de convergência em torno do que nós faz um povo na sua diversidade”, substituirá Mariana Mortágua “durante um mês”.

“É com grande responsabilidade cívica e política que o faço”, é acrescentado.

Setembro 22, 2025 . 18:19

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right