Última Hora
Pub

«Propomos um seguro de saúde municipal para todos os cidadãos aveirenses»

Miguel Gomes é o candidato da Iniciativa Liberal à presidência da Câmara Municipal de Aveiro, que não quer ver «centralizadora, autocrática» e a definir «tudo o que tem de ser o concelho»

O coordenador da IL repete tentativa de chegar aos Paços do Concelho e apresenta um programa que, inevitavelmente concordante com o ideário libe­ral, confia nas capacidades dos aveirenses e, apostando num executivo desburocratizado e transparente, promete edificar um poder local que dê voz aos munícipes e promova o equilíbrio entre os interesses públicos e privados. Atrair empresas, apostar mais na UA e nas tecnologias e incentivar a construção de habitação também estão entre as suas propostas.

Diário de Aveiro: Repete a candidatura à câmara. Teve a pos­sibilidade de integrar a coligação liderada por Luís Souto Miranda, mas decidiu ir de novo a votos. Porquê?
Miguel Gomes: Em 2021, a IL assumiu uma primeira candidatura à câmara e logo tivemos um contacto do PSD, com a proposta de fazermos uma coli­gação, mas não aceitamos porque éramos recentes; o par­ti­do tinha nascido em 2017, e achámos que só conseguiríamos marcar a nossa posição indo a eleições a sós. Este ano, fomos contactados pela equipa de Luís Souto Miranda para uma reunião prévia. No entanto, chegámos à conclusão que seria mais benéfico protagonizarmos uma candidatura. Queremos marcar os nossos valores no concelho de Aveiro.

O que define como «alternativa liberal» para a governação do território?
Sendo eleito para a presidência, levarei uma visão liberal para a Câmara de Aveiro, que aponta pa­ra uma autarquia eficiente, que promove a liberdade indivi­dual e a proximida­de aos cidadãos, e para uma autarquia que promove a iniciati­va privada. Não queremos uma câmara centralizadora, autocrá­ti­ca, que define tudo o que tem de ser o concelho. Queremos que funcione bem e que dê o­portu­ni­dade aos cidadãos, às empresas, aos clubes e associações para trabalharem e fazerem o melhor pelo seu território.

É gestor e empresário. Os conhecimentos e experiência nessa área contribuíram para a decisão de avançar para a disputa do poder autárquico?
Sim, porque alguém que vai pa­ra uma presidência de câmara tem de saber gerir equipas e orçamentos, e tem de estar preparado para o mun­do atual. Um empresário tem de se atualizar permanentemente e essa é a realidade de um presidente do executivo: sempre ativo, útil e atualizado.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Setembro 15, 2025 . 08:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right