Última Hora
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

Novo heli de transporte de doentes baseado em Ovar

Ministro da Defesa, Nuno Melo, e Ana Paula Martins, titular da Saúde, tranquilizam os portugueses, afirmando que há meios e equipas preparadas

O governo apresentou, na Base Aérea 8, em Maceda, no concelho de Ovar, o novo helicóptero UH-60 Black Hawk disponibilizado pela Força Aérea para o transporte médico de emergência durante 24 horas.

«Quando é preciso, as Forças Armadas dão um passo em frente para ajudar o povo português», sublinhou Nuno Melo, ministro da Defesa, com nota de que a Força Aérea Portuguesa (FAP) começa a fazer no território continental «o que faz há muitos anos nas regiões autónomas da Madeira e dos Açores».

A FAP conta com um helicóptero em Beja autorizado a operar entre as 5 e as 21.30 horas, um helicóptero e dois aviões no Montijo que operam 24 horas por dia e um helicóptero em Ovar para o período entre as 5 e as 21.30 horas.

A esses meios juntou-se, na Base Aérea 8, o segundo helicóptero, ontem “inaugurado”.

Ana Paula Martins explicou que o INEM já conta com dois helicópteros operados pela empresa “Gulf Med”. Dos outros dois previstos, um terceiro heli chegará «em breve», enquanto o quarto virá até 30 de setembro.

A ministra da Saúde reconheceu que o Governo poderia «ter feito melhor» no lançamento do concurso público internacional para contratação do serviço de helicópteros de emergência médica do INEM.

Para continuar a ler este artigo

Se ainda não é
nosso assinante:
Assine agora
Se já é nosso
assinante:
Inicie sessão
Julho 11, 2025 . 09:15

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right