
Nuno Araújo é cônsul honorário da Islândia
Nuno Araújo, administrador da Grupeixe, foi nomeado cônsul honorário da Islândia em Aveiro, por indicação do Governo desse país e que o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal aceitou.
Tendo acolhido a nomeação «com enorme orgulho e sentido de responsabilidade» , salientou a «íntima ligação» à Islândia, «mantida há vários anos e feita de admiração, amizade e muitos momentos partilhados».
O cônsul honorário assinalou ao nosso jornal que aquele país do norte europeu tem um cônsul honorário em Lisboa, cuja ação inclui o sul do nosso país, com a sua nomeação a significar que passa a ser responsável pela região norte.
Com nota de que reporta a Unnur Orradóttir Rammete, a embaixadora islandesa sediada em Paris, na França, mas também com responsabilidades de representação em Espanha e Portugal, Nuno Araújo explicou que, além dos diplomatas de carreiras, que assumem embaixadas e consulados, há regiões que, «pela sua importância», implicam a nomeação de um responsável consular de nível honorário.
«Manifesto o meu compromisso de desempenhar as tarefas que me são confiadas com diligência e dedicação, assumindo ainda como missão prestar o meu melhor contributo para o reforço das relações bilaterais, em todas as áreas possíveis», tinha publicado no seu Facebook logo após a conclusão do processo de nomeação.
Ao Diário de Aveiro sublinhou que a sua missão - que não é remunerada - inclui prestar assistência a islandeses que, no nosso país e na sua área de atuação, se deparem com problemas, por exemplo, com problemas administrativos. Também poderá ter parte na promoção da Islândia e disse-se pronto para «aproximar os dois povos», designadamente nas vertentes cultural e empresarial.
As relações do agora cônsul honorário em Aveiro com aquele país nórdico iniciaram-se há 13 anos, com um grupo empresarial islandês, que há seis anos adquiriu a Grupeixe, empresa que se assume como «a indústria portuguesa que detém a maior quantidade de bacalhau da Islândia e a única com capacidade de implementar melhorias em quaisquer fases do processo produtivo, de forma a garantir como ninguém a rastreabilidade e qualidade» do seu produto. Com 46 anos de idade, a residir em Oliveira de Azeméis, Nuno Araújo é licenciado em Psicologia, detendo, também, formações noutras áreas.










