Última Hora
Pub Da Fabrico 20260605
Pub Da Dfis Licenciaturas 20260527
Pub Da Inova Webinar 20260611
Pub

Férias da Páscoa com as praias vigiadas em Ílhavo

As praias precisam de meios de socorro nestes dias das férias da Páscoa, quando as temperaturas convidam a ir para a praia, como acontece na Barra e Costa Nova

As praias da Barra e Costa Nova, em Ílhavo, serão vigiadas por nadadores-salvadores, excecionalmente, nos dias 18, 19, 20 e 21, durante as férias da Páscoa. O “Plano Especial Zo­na Balnear 2025” aplica-se nos fins de semana de abril, e também em maio, setembro e outubro, fora da época balnear.
O objetivo é a prevenção e ativação de meios de socorro, caso sejam necessários nestes dias das férias escolares e temperaturas amenas. Apesar da afluência relevante que tem sido notada nos últimos dias nas praias de Ílhavo, não foi necessário qualquer intervenção de socorro, ao contrário do que aconteceu noutras praias, onde se verificaram ações de busca e salvamento em Buarcos, Póvoa do Varzim, Matosinhos e Costa da Caparica.
Na passada terça-feira, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) registou, a nível nacional, 45 ocorrências que envolveram 50 pessoas, encontran­do-se um jovem de 16 anos desaparecido na Costa de Caparica. A AMN lembra que os banhistas enfrentam «um mar de inverno e um risco elevado» com ondulação forte, fundões nas praias, declives acentuados, remoinhos e agueiros, «que não se encontram sinalizados nesta altura do ano».
Tudo «depende do comportamento de risco das pessoas», disse ontem o capitão do Porto de Aveiro, Ricardo Guerreiro, que também acionou um «reforço da vigilância».
O “plano” encontra-se articulado com a Capitania e a Associação de Nadadores-salvadores ResgatÍlhavo, contando com equipas de nadadores-salvadores e motos-4, o que pode ser reforçado, assim co­mo cancelado, «consoante as condições meteorológicas».
Segundo a autarquia, a «elevada afluência de pessoas nas praias aumenta gradualmente o risco de afogamento e de outros acidentes aquáticos, nomeadamente pelo desconhecimento das particularidades dos perigos presentes na orla costeira». O investimento total para este “Plano Especial” é de 12.432 euros, dos quais 3.280 euros para o serviço durante a Páscoa e 9.152 euros nos fins de semana. A câmara também aprovou as propostas orçamentais da ResgatÍlhavo para a época balnear de 2025, de 55.549 euros, mais 3.065 euros face ao ano anterior.

Abril 10, 2025 . 08:00

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right