
Municípios em parceria para acolher congresso europeu sobre Semanas Santas
As câmaras municipais de Santa Maria da Feira e Ovar anunciaram hoje a organização conjunta, em outubro, do II Congresso da Rede Europeia de Celebrações de Semana Santa e Páscoa, considerando-o uma oportunidade regional de valorização do património.
Marcada para 8 a 10 de outubro, a iniciativa bienal resulta da adesão dessas duas cidades do distrito de Aveiro, em 2024, à rede internacional que atualmente integra seis países, num total de 36 “destinos turísticos reputados pela forma como celebram a Semana Santa e a Páscoa”.
Para Amadeu Albergaria, presidente da Câmara da Feira, o congresso vai colocar os dois municípios no centro da reflexão e valorização do património associado à Páscoa, constituirá uma oportunidade para “dinamizar a economia local” e permitirá afirmar a cidade “como destino de excelência no panorama cultural e religioso europeu”.
Domingos Silva, que lidera a autarquia vareira, acredita que a componente do congresso realizada no seu concelho irá realçar a singularidade patrimonial do território, já que “Ovar distingue-se pelo seu património religioso excecional”.
(Leia mais na edição de amanhã do Diário de Aveiro)