Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Colectivo84 assinala o Dia do Teatro com a peça “Cinderela”

O CETA acolhe, dia 27 o espetáculo de Lígia Soares, com Crista Alfaiate e Luís Araújo. A entrada é livre

O Colectivo84 é uma companhia de teatro profissional com sede em Aveiro, que desenvolve atividades nas áreas da criação, mediação e formação artísticas. Este mês propõe uma iniciativa para assinalar o Dia Mundial do Teatro, no dia 27, levando até ao no CETA - Círculo Experimental de Teatro de Aveiro (R. das Tomásias 14-16) uma sessão de leitura encenada do texto teatral “Cinderela”, na quinta-feira, 27 de Março.
Com início marcado para as 21.30 horas, e entradas livres e gratuitas, esta proposta surge no âmbito do Ciclo de Leituras Encenadas Hantológico, criado pelo Colectivo 84, com direção artística de Mickael de Oliveira.
Casal em conflito
Assinado por Lígia Soares – «uma das dramaturgas mais importantes do nosso panorama teatral contemporâneo», defende o coletivo, “Cinderela” é interpretado por Crista Alfaiate e Luís Araújo, que «se têm destacado em projetos singulares no teatro e no cinema português e mundial», reforça, ainda.
O Ciclo de Leituras Encenadas Hantológico, que agora se inicia em Aveiro, procura levar ao público alguns dos textos mais relevantes da dramaturgia portuguesa da última década. Inspirado no conceito de “hantologie” do filósofo Jacques Derrida, o ciclo «questiona o passado e o futuro da escrita teatral, propondo novas leituras e interpretações do presente». Em “Cinderela”, um homem e uma mulher entram em cena e aproximam-se, um do outro, dispondo-se com cuidado e técnica numa pose romântica que se estende a todo o espetáculo. «Com o intuito de criar uma metáfora em torno dos contos de fadas que povoam o imaginário de todos nós, Lígia Soares apresenta uma peça que se assume como um diálogo sobre o amor romântico que, na resistência à mudança de posição, revela uma analogia à imobilidade social. Uma atriz e um ator representam uma Cinderela e um príncipe dos tempos modernos, um casal atingido por um conflito decorrente das assimetrias sociais.

Março 11, 2025 . 08:45

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right