
Câmara da Mealhada lança concursos de 1 ME para três obras no concelho
A Câmara Municipal da Mealhada anunciou hoje que vai lançar três concursos públicos para empreitadas a realizar em Santa Luzia, na Mealhada e em Ventosa do Bairro, que ascendem a um milhão de euros (ME).
Em comunicado de imprensa, esta autarquia do distrito de Aveiro explicou que a empreitada com o valor mais alto prevê a requalificação do Largo do Areal e ruas circundantes, em Ventosa do Bairro.
Com um preço base de 425 mil euros (+IVA), a intervenção terá seis meses de prazo de execução.
“Visa a requalificação urbana do espaço público, através da renovação da pavimentação, refuncionalização de praça com criação de acesso a pessoas com mobilidade reduzida e/ou condicionada, sinalização, reformulação do sistema de drenagem pluvial e criação de espaços verdes”, informou.
Em Santa Luzia, na freguesia de Barcouço, o concurso público diz respeito à reconversão dos antigos talhos da feira e do espaço da própria feira numa área de apoio a peregrinos, num investimento de 300 mil euros (+IVA).
A obra prevê “trabalhos de reconversão do edifício existente, remodelação e reforço do sistema de drenagem pluvial, repavimentação dos espaços públicos, com a colocação de equipamentos e instalação de áreas verdes”, em 300 dias.
Já para a Mealhada foi aprovado o lançamento a concurso da empreitada de melhoramento de acessibilidades na Escola Secundária da Mealhada e avenida Comendador Messias Batista, com um preço base de 216 mil euros (+IVA) e cerca de cinco meses de prazo de execução.
“O objetivo é a requalificação urbana do espaço público, nomeadamente a pavimentação, criação de lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e/ou condicionada, sinalização, reformulação do sistema de drenagem pluvial e criação de espaços verdes”, referiu.
Parte deste investimento é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) através do Programa de Intervenção nos Edifícios Públicos (PIEP), integrado na Componente 3 – Respostas Sociais.
Segundo o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, a requalificação em Ventosa do Bairro enquadra-se na estratégia de “valorizar as zonas centrais nas sedes de freguesias, nas aldeias e de valorização dos espaços públicos”.
“No que se refere a Santa Luzia, já fazemos parte das associações dos Caminhos de Santiago e de Fátima e é uma aposta grande deste município criar condições a caminheiros que têm até algum impacto nas aldeias por onde passam”, destacou António Jorge Franco.