
Nova liderança da PSP Aveiro promete reforçar a proximidade com a população
O superintendente Rui Manuel de Almeida Conde assumiu o cargo de Comandante Distrital da PSP de Aveiro em cerimónia realizada na Direção Nacional da PSP, em Lisboa, no passado dia 30 de janeiro.
Natural de Aveiro e com 58 anos, Rui Conde é licenciado em Ciências Policiais, pelo Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. Ao longo da carreira, ocupou vários cargos na PSP, incluindo o de comandante distrital em Viana do Castelo e Leiria, 2.º comandante do Comando Metropolitano do Porto, inspetor da Inspeção da PSP e oficial de ligação do Ministério da Administração Interna na Embaixada de Portugal em Luanda.
Com ampla experiência no comando de unidades policiais, Rui Conde encara o novo desafio com entusiasmo, destacando a importância da proximidade entre a polícia e a comunidade.
Um retorno carregado de emoções
Em entrevista exclusiva ao Diário de Aveiro, o comandante destacou a emoção de regressar à sua terra natal após mais de três décadas fora. «Senti um misto de emoções e um grande número de recordações ao estacionar o carro e aproximar-me da porta principal do comando. Olhei à volta e revi a minha infância, os locais que marcaram o meu crescimento», afirmou.
Apesar do regresso a Aveiro, Rui Conde enfatiza que o seu trabalho não se limita à cidade, mas abrange todo o distrito, incluindo municípios como Espinho, Ovar, São João da Madeira e Santa Maria da Feira.
O comandante sublinha que, apesar das mudanças visíveis no urbanismo e na dinâmica social da cidade, a essência de Aveiro permanece a mesma. «As pessoas continuam a ter aquele espírito caraterístico da nossa região. Muitas caras conhecidas, amigos de infância, colegas de escola. Isso traz um sentimento de conforto e, sobretudo, responsabilidade», explicou.
Para continuar a ler este artigo
nosso assinante:
assinante: