Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Presidente da República quer incerteza política “reduzida ao mínimo”

Marcelo Rebelo de Sousa admitiu eleições antecipadas em maio, no final de um dia em que o primeiro-ministro anunciou uma moção de confiança

O Presidente da República considerou hoje fundamental que a incerteza política seja “reduzida ao mínimo” e que as eleições autárquicas e presidenciais decorram “em normalidade”.

Em declarações aos jornalistas à saída de uma visita privada que fez com o Grão-Duque Henri do Luxemburgo ao Museu de Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, apesar de a Europa estar à procura da paz, esta demora a chegar e “isso dá uma incerteza política”.

“É fundamental garantirmos, naquilo que depende de nós, que essa incerteza é reduzida ao mínimo e que economicamente e socialmente as pessoas, com um mundo agitado, consigam enfrentar com a tranquilidade que é muito própria de Portugal”, frisou.

Na quarta-feira, o Presidente da República admitiu eleições antecipadas em maio, no final de um dia em que o primeiro-ministro anunciou uma moção de confiança que tem chumbo prometido dos dois maiores partidos da oposição, PS e Chega, e que deverá ditar a queda do Governo na próxima semana.

Para Marcelo Rebelo de Sousa, o fundamental é que “a economia, a sociedade e a vida das pessoas continuem”, num período que não será “mais longo do que dois meses” e “antes ainda daquilo que possam vir a ser as eleições autárquicas e as eleições presidenciais em normalidade”.

O voto de confiança foi avançado por Luís Montenegro no arranque do debate da moção de censura do PCP, que foi rejeitada com a abstenção do PS na Assembleia da República, e em que voltou a garantir que “não foi avençado” nem violou dever de exclusividade com a empresa que tinha com a família, a Spinumviva.

Se a moção for rejeitada na quarta-feira no parlamento, Marcelo convocará de imediato os partidos ao Palácio de Belém “se possível para o dia seguinte e o Conselho de Estado “para dois dias depois", admitindo eleições entre 11 ou 18 de maio.

O Conselho de Ministros reuniu-se por via eletrónica hoje de manhã e já aprovou o texto da moção de confiança que será entregue no parlamento, anunciou o Governo.

Março 6, 2025 . 14:28

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right