Última Hora
Ua Xperimenta Pub
Mc Donalds
Graterol Santos Pub
Adicionadevelopments Pub
Pub

Avanca, terra “abençoada” pela ciência e natureza

Campos a perder de vista, que mudam de cor con­soante as estações do ano, e cursos de água natural, que nos transmitem tranquilidade e serenidade, são uma mais-valia desta vila do concelho de Estarreja onde nasceu o único Pré­mio Nobel da Medicina português

Falar de Avanca é falar inevitavelmente de Egas Moniz e da sua Casa-Museu sob alçada mu­nicipal há quatro décadas, que se encontra de portas abertas para todos os que quiserem visitar um edifício verdadeiramente único, onde a ciência e a arte “coabitam” em perfeita harmonia. A este imóvel do século XVIII impressionante - reconstruído em 1915 segundo um projeto do arquiteto Ernesto Korrodi, a mando do cientista -, soma-se um imenso espaço verde “povoado” por uma fau­na, com destaque para as cegonhas e outras aves, e uma flora digna de se apreciar.
O percurso do Rio Gonde, um dos que integram o projeto camarário BioRia, começa precisamente aqui, na que é também conhecida por Quinta do Marinheiro. Por uma levada - co­mo refere o município no seu “site” -, a água segue para os chamados Moinhos de Meias, no fundo da quinta, agora recu­perados e visitáveis, evocan­do a memória do moleiro, trans­for­mando cereais em farinha. Com cerca de 3,5 quilómetros, o trajeto (com ligação ao percurso das Ribeiras de Pardilhó) per­cor­re as margens do rio com a vegetação ripícola, os moi­nhos de água, pinhais e eucaliptais, até à Ribeira do Mourão.
Esta ribeira, conforme refere a junta num folheto turístico datado de 2016, é a única da freguesia, onde se situa a fronteira comum com as freguesias de Pardilhó e Válega. O nome Mourão deve-se provavelmen­te às estacas no cais onde se fixavam os barcos.

Março 6, 2025 . 14:30

Partilhe este artigo:

Junte-se à conversa
0

Espere! Antes de ir, junte-se à nossa newsletter.

Comentários

Seguir
Receba notificações sobre
0 Comentários
Feedbacks Embutidos
Ver todos os comentários
Fundador: Adriano Lucas (1883-1950)
Diretor "In Memoriam": Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: Adriano Callé Lucas
94 anos de história
bubblecrossmenuarrow-right