
Festival do Leitão quer ajudar as festas de Nossa Sr.ª da Alumieira
As festividades em honra da padroeira de Mataduços, Nossa Senhora da Alumieira, só chegam em abril, mas o trabalho desenvolvido pelos mordomos para a sua realização já é longo. Sorteios, peditórios, venda de sandes de leitão e de pernil, venda de garrafas de espumante com um rótulo dedicado à padroeira e até uma festa dedicada às sopas... é grande e variado o leque de atividades dinamizadas, com vista à angariação de fundos para as celebrações de N.ª Sr.ª da Alumieira, dias 20 e 21 de abril, mas também para a sua divulgação, de forma a captar, a cada ano que passa, mais público e devotos.
Pretexto de encontro
É, também, esse o propósito da 3.ª edição do Festival do Leitão, que está marcado para o próximo dia 15, a começar pelas 20 horas, no Salão Paroquial de Esgueira.
Depois de duas edições «muito bem sucedidas», só fazia sentido dar continuidade a esta iniciativa, que conta lotar novamente. Um total de 22 mesas, para 10 pessoas cada, serão preparadas no Salão Paroquial e não são mais porque a Mordomia quer garantir bom ambiente e espaço para a mobilidade dos participantes. No primeiro ano apostaram em 23 mesas, o que veio a revelar-se uma má opção. No ano passado reduziram para 22 e é essa a fórmula que vai ser replicada este ano.
Angariação de fundos para a festa da padroeira
Será um evento «que reunirá amigos e famílias em 22 mesas repletas de alegria e boa disposição, uma celebração única de tradição e sabor cuja organização tem como objetivo a angariação de fundos para as festividades em honra de Nossa Senhora da Alumieira», esclarece a Mordomia.
Com um leitão inteiro por mesa, «servido quentinho e segundo a tradição bairradina» pelos mordomos, os “festivaleiros” contam, ainda, com as tradicionais entradas, sopa e, no fim, um “buffet” de sobremesas. Vinhos, sumos e café também estão garantidos.
Com as inscrições abertas e a “voarem” muito depressa, os interessados devem contactar a Mordomia pelo 962932295 (chamada para rede móvel nacional) o quanto antes. Os adultos pagam 30 euros, enquanto que as crianças até aos 12 anos de idade pagam metade.
De referir, ainda, que o jantar conta com a animação musical de José Luís Cabo Perfeito, que irá apresentar alguns dos seus temas mais conhecidos, acabando por convidar a sala a dar um pezinho de dança.