
Galitos “condena” Vagos à descida
A descida há muito que era inevitável, mas desde ontem é um facto consumado. O ABTF Betão/Vagos está, matematicamente, despromovido à 1.ª Divisão Nacional, de onde subiu na última época, após perder (55-83) na receção ao Galitos em mais uma jornada da Liga Betclic Feminina.
A formação vaguense, para acalentar a ténue esperança de se manter na Liga, tinha que derrotar o Galitos/FFonseca e o facto é que entrou bem no encontro, tendo conseguido equilibrar a primeira parte (35-40), durante a qual liderou mesmo o marcador em vários períodos, mas a resistência da equipa de Emanuel Seco acabou ao intervalo.
O Galitos, após o descanso, mostrou o porquê de estar no terceiro lugar. Subiu a defesa, aumentou a intensidade do seu jogo, sobretudo no ataque, e contando com a inspiração e eficácia de Matehya Bryant (15 pontos neste quarto) decidiu o jogo nestes dez minutos, no qual fez um parcial de 27-5. A formação aveirense “anulou” por completo o conjunto vaguense, que não mostrou (e não tem) argumentos para contrariar a supremacia da equipa de Luís Araújo, treinador que aproveitou o último quarto para, já com o jogo resolvido, dar minutos às atletas habitualmente menos utilizadas.
Matehya Bryant, com mais um duplo-duplo (24 pontos e 11 ressaltos), foi a jogadora que mais sobressaiu neste dérbi que “deu” ao Galitos a 13.ª vitória no campeonato, no qual o Vagos segue no último lugar, com apenas um triunfo em 19 partidas.