
Rubén Fernández é o melhor da Anicolor/Tien21 em “O Gran Camiño”
Rubén Fernández, da Anicolor/Tien21, está agora entre os 20 melhores de “O Gran Camiño”, após concluir, este sábado, a etapa rainha da prova espanhola no 18.º lugar, a mesma posição que ocupa na classificação geral. Dia muito dura, de alta montanha e um percurso de 136,4 km que ligou A Pobra do Brollón a O Cebreiro, tal como se previa fez a seleção, com Sergio Chumil (Burgos-Burpellet-BH) a venceu a “tirada”, mas a camisola amarela mantém-se com o canadiano Derek Gee (Israel-Premier Tech).
A etapa teve quatro contagens de montanha, uma delas de 1.ª categoria, fulcral para as decisões finais. A fuga custou a sair e só aconteceu perto dos 50 km, com uma dupla, que passou a trio e depois a um grupo de dez corredor, na subida à primeira montanha do dia, do qual fizeram parte Pedro Silva e Xavier Cañellas, ciclistas da estrutura de Águeda. Esta escapada foi pouco duradoura e daqui para a frente a situação de corrida foi sempre alterando, à medida que o percurso foi endurecendo. A disputa da etapa seria não mais do que um “duelo”, entre o líder da prova e o vencedor da etapa.
Hoje chega ao fim a quarta edição e “O Gran Camiño” com a disputa da 5.ª etapa, com partida da Plaza Hemanos García Naveira, em Betanzos, rumo a Santiago de Compostela, num percurso com um total de 160 quilómetros. As maiores dificuldades da “tirada” estão nos dois Prémios de Montanha de 3.ª categoria, em Alto de Lampai, aos quilómetros 88,62 e 139,07.